Notícias

A revolta que incendiou Los Angeles

29 / abril / 2016

A história real que inspirou Todos envolvidos faz 24 anos

infografico_TodosEnvolvidos

Há 24 anos a internet ainda não era o principal meio de comunicação entre as pessoas. As notícias demoravam mais para serem espalhadas e era impossível enviar vídeos por grupo de Whatsapp, mas as imagens registradas por um cinegrafista amador mostrando um taxista negro sendo espancado foram capazes de gerar uma série de revoltas em Los Angeles. No dia 29 de abril de 1992, um júri inocentou os três policiais acusados de usarem força excessiva para controlar Rodney King.

O caso rapidamente gerou uma série de revoltas na cidade. O vídeo de 80 segundos mostrava cada detalhe da ação dos policiais e revelava como Rodney tinha sido violentamente espancado em uma blitz. O taxista foi algemado, jogado no chão, teve o rosto esmurrado e apanhou severamente com cassetetes.

211319todosenvolvidosIndignada com tamanha impunidade, a população não se calou e foi às ruas. A decisão do júri deixou a cidade de Los Angeles, literalmente, em chamas. Foram seis dias ininterruptos de caos. Carros e ônibus foram incendiados, propriedades foram depredadas e gangues aproveitaram a confusão para acertar as contas com os rivais. A situação foi tão grave que a Guarda Nacional e o Exército foram acionados para tentar controlá-la.

O episódio ganhou as páginas dos jornais de vários lugares do mundo e serviu de inspiração para o romance Todos envolvidos. No livro, o autor Ryan Gattis cria 17 personagens verossímeis com perfis diferentes: imigrantes coreanos, traficantes, grafiteiro, enfermeiro, bombeiro, entre outros, narram a história de seus pontos de vista. Todos ligados direta ou indiretamente ao mundo das gangues em Los Angeles. No clima de filmes como Uma Noite de Crime, Cidade de Deus, Pulp Fiction e séries como The Wire, Todos envolvidos revela, de forma eletrizante, a complexidade dos crimes e como a cidade ficou destruída após a semana de revoltas.

Ouça a playlist inspirada no livro:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *