Bastidores

Mais um livro para editar e uma vida para recomeçar

23 / fevereiro / 2016

Por Nina Lopes*

fotosjojomoyes2

Quem trabalha com livro pode acabar criando um distanciamento da história por precisar se preocupar com outras coisas, como questões de tradução, estrutura do texto, regras gramaticais. Nem sempre o livro agrada, mas eu guardo um carinho por todos nos quais trabalhei. Algumas vezes, inclusive, eu me apego tanto que acho que sou só uma fã disfarçada de profissional do livro. E foi praticamente o que aconteceu quando li Como eu era antes de você. Percebi que aquela não era só mais uma história de amor qualquer. Tinha algo a mais ali.

A história de Lou e Will me marcou, me fez perceber que a vida vai muito além dos limites de uma cidade pequena, me abriu um mundo de possibilidades e me levou a repensar questões como escolhas, egoísmo e liberdade. É um livro tão completo, tão único, que eu não esperava uma sequência. Quando fiquei sabendo da novidade, bateu um medo. E se não fosse tão bom? E se Lou não estivesse feliz depois de eu ter torcido tanto e imaginado um futuro lindo para ela?

Assim que a própria Jojo Moyes liberou nas redes sociais o primeiro capítulo de Depois de você em inglês, corri para ler. E aí me falaram: “Mas, Nina, nós já temos o livro inteiro aqui na editora, você pode ler.” Não fiz isso. Acho que eu precisava de uma pequena dose primeiro para regular minha ansiedade e me preparar para o que estava por vir. Só li o livro inteiro quando comecei a trabalhar nele. E, ao terminar, só posso dizer: escreva mais, Jojo, escreva mais.

Da mesma maneira que todo mundo quer ter colegas de trabalho legais, quem trabalha com livro é mais exigente e ainda quer personagens interessantes, porque eles serão nossas verdadeiras companhias ao longo dos dias por alguns meses. Jojo Moyes tem o talento de criar personagens únicos, mas os dessa história são os meus preferidos de todos os livros que já li dela. Com a sequência, ela nos proporciona a chance de reencontrar a família Clark, ver Thom fazendo mais bagunça, Treena dando os conselhos certos, o avô causando as situações mais engraçadas, e podemos acompanhar o amadurecimento de cada um deles. Ainda passamos por lugares diferentes, como Londres, Paris, Holanda, Grécia, e conhecemos personagens novos, como Lily, Sam, Jake.

211x319É incrível acompanhar o crescimento de uma personagem como a Lou, mas é ainda melhor por eu ter terminado com a sensação de ter crescido com ela. Ler Depois de você me fez revisitar tudo o que eu senti no livro anterior, trouxe novas perspectivas e surpresas, e reacendeu a saudade que eu sentia dos Clark e dos Traynor… e de Will. Ele, aliás, não será esquecido. Will tem a capacidade de mudar nossa vida. Na verdade, de nos ensinar a viver.

Quando terminamos de trabalhar em um livro como esse, ficamos na expectativa de que os leitores também percebam que é algo que realmente merece ser lido. São livros que fazem a diferença. Louisa Clark é marcante, por isso essa história é tão digna de uma sequência. Os leitores também precisam seguir em frente junto com ela. No fim, depois de tantos recomeços, saio com a sensação de que tanto a Lou quanto nós, leitores, vamos, sim, viver corajosamente, e mais do que nunca, Will, sabemos que temos possibilidades na vida.

*Nina Lopes é editora assistente no setor de ficção da Editora Intrínseca e é dessas que se apaixonam pelos personagens dos livros que lê.

Comentários

8 Respostas para “Mais um livro para editar e uma vida para recomeçar

  1. Como você fez para trabalhar como editora. Eu queria seguir essa carreira.
    Obrigada

  2. Confesso que assim como vc não estava preparada para uma continuação do livro. Pra mim seria inconcebivel uma historia sem o Will, estou quase no final do Depois de vc e sim Jojo escreva maaais, estou amando como ela trilhou o caminho da Lou e como mesmo não presente mais fisicamente o Will guia todos os passos dela. Li (e chorei) Como eu era umas 10 vezes e estou ansiosa para o filme. Depois de vc veio para selar tudo isso!!!!

  3. Nina. Faço minhas as suas palavras porem confesso que tb amo a garota que voce deixou para tras. A Jojo é o maximo. E que inveja do seu trabalho.

  4. Livros fascinantes! Sem dúvida, Jojo é maravilhosa naquilo que se propôs a fazer!

  5. Comprei meu livro Depois de Você no aeroporto Internacional salgado filho, em Porto Alegre. Porém, para minh decepção, ao chegar após a página 192, a história começava a repetir… Quando vi, a página acima dizia 129… Folhei o livro e foi até a página 160, quando pula diretamente para a página 225. Ou seja, estou sem 32 páginas do livro… Que decepção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *