Listas

As 5 dicas de Elon Musk para o sucesso

19 / janeiro / 2016

Se você quer ter alguma ideia de como será o futuro, precisa conhecer Elon Musk. O empreendedor mais ousado de nosso tempo, que inspirou o Homem de Ferro dos cinemas, decidiu investir sua fortuna gerada em empresas digitais para mudar o mundo. Com a SpaceX, o inventor sul-africano está revolucionando os voos espaciais. Com a Tesla Motors, está trabalhando para popularizar os carros elétricos. Musk, que também está investindo em energia sustentável, a partir de painéis solares, é um CEO diferente de todos os outros. Ao apostar em empreendimentos de alto risco, tem se dedicado a criar um futuro ao mesmo tempo magnífico e próximo de uma fantasia de ficção científica.

Em 2014, Musk fez um discurso para os estudantes da Universidade do Sul da Califórnia e explicou suas cinco dicas para o sucesso. Confira:
ElonMusk_Blog1

A primeira coisa que você precisa fazer é realmente trabalhar. Mas se você quiser ser muito bom ou se estiver começando o seu próprio negócio, você terá que trabalhar muito! Mas o que significa “trabalhar muito”?

Quando Musk e o irmão estavam abrindo a primeira empresa, em vez de alugarem um apartamento, os dois conseguiram um pequeno escritório e passaram a dormir ali mesmo, no sofá. Eles tomavam banho em uma academia próxima e trabalhavam dia e noite, sete dias por semana. Para Musk, a conta é simples: se alguém trabalha cinquenta horas por semana e você cem, significa que a sua empresa terá feito o dobro.

ElonMusk_Blog2

Se você está entrando em uma empresa ou criando uma, a coisa mais importante é atrair as melhores pessoas. Uma empresa nada mais é do que um grupo que está criando, em conjunto, um produto ou um serviço. Logo, o sucesso do empreendimento depende diretamente de quão talentosa, comprometida e bem direcionada é a equipe. Dessa forma, faça tudo o que puder para ter as melhores pessoas com você.

ElonMusk_Blog3

Foque no objetivo e não se distraia. Para Elon Musk muitas companhias acabam se confundindo e gastando dinheiro em coisas que na verdade não contribuem para melhorar o produto que elas oferecem.

Por exemplo, a Tesla Motors, sua empresa de carros elétricos, não gasta com publicidade. A companhia investe seus recursos em pesquisa e desenvolvimento, além de tecnologia e designer, para criar o melhor carro possível.

Para qualquer tipo de negócio, a lógica de Musk é sempre a mesma: os esforços que estão sendo feitos resultam em um produto ou em um serviço melhor? Se a resposta for não, pare com eles.

ElonMusk_Blog4

Não se restrinja a seguir tendências. Elon Musk acredita que é melhor pensar sob a abordagem dos princípios fundamentais da física. Significa que, em vez de raciocinar por analogia, é mais proveitoso dissecar, resumir determinada ideia e encontrar a sua essência, o seu cerne — e construir a partir daí.

Para o inventor esta é uma boa maneira para descobrir se uma coisa faz mesmo sentido ou se é algo que simplesmente todo mundo está fazendo. Pode ser difícil pensar dessa maneira, mas se você quer fazer alguma coisa diferente esse é um método poderoso, usado por físicos para desvendar conceitos que fogem do senso comum, como a mecânica quântica.

ElonMusk_Blog5

Assuma riscos. Conforme vamos envelhecendo, as obrigações crescem. Uma vez que você tiver filhos e construir uma família, os riscos não serão só seus, mas também de toda a família. Acaba sendo muito mais difícil se dedicar a projetos que podem dar certo ou não.

Então, assuma os riscos hoje, enquanto você não tem essas obrigações. Faça algo ousado — você não vai se arrepender.

Assista aqui o discurso completo de Elon Musk (em inglês).

Leia um trecho da biografia de Elon Musk.

Tags , , , , .

Comentários

Uma resposta para “As 5 dicas de Elon Musk para o sucesso

  1. Grandes mentes da nossa Era.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *