Listas

Livros durante a Primeira Guerra Mundial

3 / dezembro / 2015

listaguerra

A Primeira Guerra Mundial foi um dos conflitos mais dramáticos e letais da história. Após cem anos, o assunto ainda é tema de vários livros, de títulos de não ficção a romances.

Confira algumas sugestões de obras com tramas ambientadas nesse período:

A última viagem do Lusitania, de Erik LarsonEm 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, um luxuoso transatlântico saiu de Nova York com destino a Liverpool, levando um número recorde de bebês e crianças a bordo. Era uma surpresa que os passageiros estivessem tão tranquilos, já que a Alemanha declarara os mares ao redor da Inglaterra zona de guerra e havia meses os submarinos alemães levavam terror ao Atlântico Norte. Com um trabalho de pesquisa minucioso, o livro se baseia em documentos oficiais, recortes de jornal, diários e obras escritas pelos sobreviventes sobre um dos maiores desastres marítimos da história mundial.

link-externo

Os maiores naufrágios no início do século XX

Catástrofe — 1914: A Europa vai à guerra, de Max HastingsEm 1914, a Europa mergulhou num conflito sem precedentes. A Primeira Guerra Mundial desfez impérios, aniquilou dinastias e transformou toda a geopolítica do Velho Mundo, marcando de fato o início do século XX. Em Catástrofe, Max Hastings examina as causas que conduziram ao início das hostilidades e acompanha as agruras de incontáveis homens e mulheres durante os primeiros meses de luta. Hastings também relata como, após o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, as relações diplomáticas se degeneraram e os países europeus lançaram-se numa calamidade que deixaria um saldo de milhões de mortos, explora detalhes da realidade da guerra pelos olhos de estadistas, aristocratas, soldados e camponeses e oferece uma análise brilhante das decisões de líderes políticos e militares e pintando um retrato vívido do começo do conflito.

A garota que você deixou para trás, de Jojo Moyes — Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, então ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato dela que ele pintou. O quadro chama a atenção do novo comandante alemão, e Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.
Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv sente, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

link-externoVeja também a lista com livros sobre a Segunda Guerra Mundial.
A bondade nos tempos de guerra

Comentários

2 Respostas para “Livros durante a Primeira Guerra Mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *