Maurício Gomyde

Playlist de Surpreendente!

23 / setembro / 2015

Playlist Gomyde

Todo autor tem seus rituais na hora de escrever. Uns escrevem à mão, muitos pelo computador, alguns poucos em máquinas de escrever. Uns de madrugada, outros no meio da tarde. Regados a xícaras de chá ou a copos de uísque. Sóbrios, bêbados, fumando, depois de exercícios físicos, sentados no banheiro, deitados na cama. O que importa é o resultado, no fim das contas.

capa_surpreendente_03c_300c.inddMeu principal ritual é escrever ouvindo um bom som. Para se ter uma ideia, abro o iTunes antes de abrir o Word. Boa parte das pesquisas para meus livros vem das músicas que escuto enquanto escrevo. Eventualmente, uma ou outra acaba integrando a história, se determinada cena clamar por uma trilha tocando ao fundo. Mas a maioria serve apenas como inspiração.

Fone no ouvido, volume no máximo. A cena é de ação? Clássicos da Motown. De puro romance? Baladas do Phil Collins ou do U2. De tristeza? Uma sonata de Beethoven ou de Bach. De alegria? Rock and roll, sempre.

Ao término de um livro, independentemente das canções citadas, faço uma playlist para que os leitores possam desfrutar de algo além da pura experiência com a leitura. Se conseguir transmitir o que senti quando estava escrevendo, certamente os leitores vão se conectar ainda mais com a trama.

Como não podia deixar de ser, fiz uma playlist para o Surpreendente!. Nesse caso, ela foi composta integralmente por canções citadas ao longo da história. Músicas de amor, de cinema e de estrada. B.B. King, Bruce Springsteen, Marvin Gaye, AC/DC, U2, Gardel e Frankie Valli.

É só colocar o fone, aumentar o volume, descolar uma boa poltrona, abrir o livro e se deixar surpreender…

Tags , , , , , .

Comentários

7 Respostas para “Playlist de Surpreendente!

  1. Não conhecia muitas músicas mas acho gostoso conhecer coisas novas. As músicas tem tudo a ver com o filme… opa, com o livro.

  2. Li o surpreendente e é completamente lindo. Como eu não conhecia o Maurício antes???? :'(

  3. Só música boa. Ansioso para conferir junto com a estória.

  4. O livro é perfeitoooooooooooo. Comecei a reler só que agora com as músicas nas cenas citadas. Dá mesmo outra ideia e fica ainda mais surpreendente. Quero mais livros do Maurício pra ontem. Intrinseca, vocês estão com o melhor de todos. _\0/_

  5. Nossa !!! Como o livro e perfeito…. realmente uma história emocionante que me surpreendeu muito , o autor do livro conseguio seu objetivo que era surpreender seus leitores !!! Eu tive o privilégio de conhecer o Maurício na bienal do livro no RJ , ele foi super gentil com todos e deu total atenção a cada um que estava presente pedindo seu autógrafo , muito obrigado Maurício !!! Gostei muito desse livro ….

  6. Amo algumas músicas e outras não conhecia. Acho muito bom poder conhecer coisas novas e o livro trouxe muitas referencias interessantes. Além de uma leitura linda, saí com vontade de conhecer tudo o que o Maurício citou na história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *