Bastidores

Meus dias com Christian Grey

17 / setembro / 2015

Por Nina Lopes*

Grey 1

Junho começou com E L James anunciando que publicaria (em breve!) o primeiro livro da trilogia Cinquenta tons de cinza na versão de Christian Grey. Eu pensei: pronto, as redes sociais dela foram hackeadas! Depois veio a euforia: e se for mesmo verdade? Mas com a alegria da confirmação vem também o peso da responsabilidade de editar um livro importante como esse no menor tempo possível, de forma que não comprometa a qualidade do texto nem deixe os leitores brasileiros aguardando muito tempo.

Antes até de receber o original estrangeiro, já tivemos que deixar várias pessoas a postos para o Grey: tradutores, copidesques, revisor, preparador, diagramador e por aí vai. Reorganizamos as outras tarefas pela equipe de ficção, montamos um cronograma detalhado (com nove páginas!) e cada etapa concluída era motivo de comemoração.

Um livro é feito por muitas pessoas, que se dedicam, pensam, repensam e discutem para que a história chegue da melhor forma para o leitor. A gente busca a palavra ideal, tenta reproduzir o mesmo tom irônico, sedutor ou bem-humorado das falas dos personagens. Mas, para mim, o grande desafio editorial desse livro foi tentar padronizar todos os detalhes. São mais de quinhentas páginas e não podíamos deixar passar furos. Por exemplo, os apelidos que os personagens dão uns para os outros não podiam variar, assim como as formas de tratamento entre eles, as frases que Christian repete com frequência para si mesmo, entre outras coisas.

texto_bastidores

Além disso, era preciso que a história estivesse coerente com Cinquenta tons de cinza. Numa mesma cena, Christian não poderia estar com uma roupa diferente em cada livro, por exemplo. Se Ana o descreveu de paletó em Cinquenta tons, ele não poderia aparecer de jaqueta em Grey, não é mesmo? E isso vale para vários detalhes: as roupas, a comida, os locais e até o tom exato da cor da colcha na cama de cada um! Por isso, eu trabalhava com vários arquivos abertos: o da tradução, o original estrangeiro e ainda fazia buscas nos livros anteriores da trilogia.

Também havia as decisões editoriais a serem tomadas. Por ser o primeiro livro na visão do Christian, era preciso determinar como ele diria certas coisas, que vocabulário e que tom ele usaria para descrever cenas específicas, como traduzir da melhor forma alguns termos. Certas palavras foram alvo de discussão na equipe. Concordei com algumas mudanças sugeridas por outras pessoas, mas também cheguei a bater o pé e fazer a íntima (hehe), defendendo que Christian Grey não falaria de tal forma, não, acredito que ele iria direto ao ponto em determinados casos.

Senti que com esse trabalho eu fiz uma imersão num personagem como nunca antes. Passei dias inteiros concentrada em apenas ler, pensar, acompanhar a história do Grey e tentar desvendá-lo. E quando eu descobria que alguém também estava lendo o livro, não me aguentava e perguntava: já chegou naquela cena? O que você achou? Ficou chocada? Boas histórias e personagens cativantes fazem isso com a gente, nos deixam com vontade de comentar com os outros, dividir nossas impressões. E não podia ser diferente quando E L James nos permite conhecer melhor um personagem tão misterioso e singular quanto Grey.

Por cerca de um mês e meio, acompanhei a rotina de Christian e ele fez parte da minha. A edição do livro terminou e posso dizer que vivi todo esse tempo intensamente ao lado dele, assim como os leitores viverão em breve. Hora do show, Grey.

link-externoLeia um trecho de Grey

Nina Lopes é editora assistente no setor de ficção da Editora Intrínseca e é dessas que se apaixonam pelos personagens dos livros que lê.

Comentários

128 Respostas para “Meus dias com Christian Grey

  1. Confesso que antes de ler esta matéria, não estava interessada em Grey. Mas os detalhes da edição foram mostrados de uma forma tão intensa, que tô com aquela mistureba de ansiedade e curiosidade, e mal posso esperar pra ler o livro.

  2. Simplesmente incrível !

    É inexplicável como o livro, a história e os personagens nos atraí e se transforma em parte da nossa vida!
    É viajar de cabeça na história, rir, chorar, sofrer e se emocionar.
    Ansiosa para saber o que o Christian tem a nos dizer!

  3. Foi está sensação que tive ao ler a triologia, estar vivendo intensamente ao lado deles! Estou ansiosa para ler GREY .

  4. Há muito uma trama não me surpreendia. A autora soube tecer uma trajetória que prende a atenção. Quem leu somente pelas cenas de sexo deve ter ficado surpreso em encontrar um lado humano intenso e cumplice, um tipo de amor que hoje está distante daqueles que buscam o imediatismo, mas que lá no fundo querem doação, entrega, cumplicidade, confiança, sinceridade. Talvez isto tenha sido o sucesso da trilogia. Parabéns à equipe pelo desafio, pois são dois universos distintos: masculino e feminino, No entanto, complementares. Sucesso a todos.

  5. Oi Nina, nossa, que trabalho de tradução incrível. Sempre soube o quão trabalho é “recriar” um livro em outro idioma, mas não me atinei para os desafios de se fazer isso com um POV. Mal posso esperar para ler Grey. Espero conseguir identificá-lo como o mesmo Christian da trilogia já publicada 🙂 Beijos, Mi http://www.recantodami.com

  6. Gente, que demais!! Fiquei super curiosa! rsrs Sei o carinho que Intrínseca sempre tem por seus livros, mas a gente só vê o trabalho pronto, não imagina os muito passos até chegar a ele. Parabéns a toda equipe sempre, e que vocês continuem fazendo nossas leituras, e nossos dias, mais felizes <3

  7. gente eu não fazia idéia de q a Intrínseca teria todo esse trabalho para com o leitor, fiquei muito feliz por saber que a intrinseca tem essa preocupaçao conosco, acho que é or isso que eu sempre a admirei, e a agora vou admirar ainda mais

  8. Olá pessoas lindas fãs da série Cinquenta Tons de Cinza (assim como eu, rs), chegou nosso dia: o livro Grey – Cinquenta Tons de Cinza Pelos Olhos de Christian finalmente está disponivel para nós brasileiros, a resenha contém spoiler.

    “Christian Grey controla tudo e todos a seu redor: seu mundo é organizado, disciplinado e terrivelmente vazio – até o dia em que Anastasia Steele surge em seu escritório, uma armadilha de pernas torneadas e longos cabelos castanhos. Christian tenta esquecê-la, mas em vez disso acaba envolvido num turbilhão de emoções que não compreende e às quais não consegue resistir. Diferentemente de qualquer mulher que ele já conheceu, a tímida e quieta Ana parece enxergar através de Christian – além do empresário extremamente bem-sucedido, de estilo de vida sofisticado, até o homem de coração frio e ferido.
    Será que, com Ana, Christian conseguirá dissipar os horrores de sua infância que o assombram todas as noites?
    Ou seus desejos sexuais obscuros, sua compulsão por controle e a profunda aversão que sente por si mesmo vão afastar a garota e destruir a frágil esperança que ela lhe oferece? “

    Lembrando que A trilogia 50 Tons de Cinza conta a história de Anastasia Steele e Christian Grey um dominador, com interesse em uma relação BDSM (“Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”) e uma estudante de literatura com interesses em romances, como seus autores favoritos…(mais no site http://cinderelasliterarias.com )

  9. Vocês fizeram um trabalho incrível!!!! Ganhei o livro ontem e já estou quiser terminando…. É super engraçado ver as frustrações e pensamentos de Cristian, fora que a história nos esclarece algumas coisas…. Amei 50 tons de cinza, e agora estou apaixonada por visão de Grey, não vejo a hora de ler cinqüenta tons mais escuros e cinqüenta tons de liberdade na visão dele… Principalmente do arrependimento dele por ter batido nela e feito ela ir embora… Ansiosa… Parabéns

  10. Gente, meu livro chegou hoje, e estou muito ansiosa pra começar a ler, apesar de não ter aguentado e já ter lido algumas partes na internet, mas minha nossa, é muito amor envolvido!!!!! Adorei ler como foi o seu trabalho, não imaginava que desse tanto trabalho!!! Parabéns!!!! Faz algumas semanas que terminei de ler os 3 livros e me senti e ainda me sinto exatamente como você descreveu,”como se eles fizessem parte da minha rotina, da minha vida!!!! Louca pra começar a ler!!!! Parabéns mais uma vez!!!

  11. quando ira sair o proximo livro amei pelos olho grey no cinquentas tons estou ansiosa para ver o proximo livro

  12. Terminei hj e meu deus foi exatamente oq eu esperava. Muito obrigada intreseca por nós proporcionar essa oportunidade de estar do lado de Christian Grey. “apaixonada por um personagem de um livro”.

  13. geeeeeente cadê o resto do livro ?!?! kkkkkkkk super ansiosa pelo próximo *-*

  14. Excelente texto, adorei….e já li o livro e estou anciosa pelo Cinqüenta Tons mais Escuros….abraços.

  15. Acabei de ler o livro, adorei agora fico na espera do 2º, 3º ou mais que vierem…

  16. Parabéns adorei o livro…..ansiosa pelo próximo…

  17. Oi, Graziele! Tudo certo? A autora só anunciou o primeiro livro. Não temos informações por enquanto.

  18. Eu to na metade do livro, e é perfeito, gostaria de saber se alguém aqui sabe me informar se terá continuação? Obrigada pela a atenção.

  19. Oi, Simone! Tudo certo? A autora só anunciou o primeiro livro. Por enquanto não temos informações.

  20. Vcs, estão todos de parabéns, devorei o livro em 2 dias, adorei! Ansiosa pelo próximo.

  21. Obrigada a Intrinseca pelo excelente trabalho com Grey, e pela atenção e carinho com os fãs e leitores de Cinquenta Tons de Cinza!!! Estou lendo Grey, e estou amando, o ponto de vista dele é lindo, e estou ainda mais apaixonada pela história! Amando tudo!!! obrigada!!!

  22. Ameiiiii o livro estou ainda mais apaixonada ….vai ter o cinqüenta tons mais escuro pelos olhos de gray ?estou desesperada .quero muitooo.

  23. Parabéns!!!! Li e reli, mas perfeito impossível.
    Louca pelo segundo/terceir.

  24. Meuu Deusss…. ameiii! Simplesmente perfeitooo! <3 . Alguma notícia sobre cinquentas Tons mais Escuros pelos olhos de Christian???? Socoooorrooooo…. querooo "mais"! Rsss.

  25. Ameiiiiiiii !!!!!! quando vai lançar o cinquentas Tons mais Escuros pelos olhos de Grey ??? Alguma novidade sobre o próximo ??? estou super ansiosa necessito de maiss

  26. Oi, Thais! Por enquanto não temos informações.

  27. Por favor continue os livros nos olhos do grey gostaria de saber até o final seus pensamentos

  28. Adorei o livro espero ansiosa pelo segundo e terceiro.

  29. Adorei o livro e estou ansiosa para ler a sequência… Por favor… Precisamos ler toda a história pelos olhos do Christian!!!!!!

  30. Adorei o livro e estou ansiosa para ler a sequência… Por favor… Precisamos ler toda a história pelos olhos do Christian Grey!!!!!!!!!!!

  31. Já li o livro. Excelente!! Então é certeza de que os outros dois também serão lançados?

  32. Alguém sabe quando será lançado o segundo livro da trilogia Grey? Estou mega ansiosa..

  33. Então haverá continuaçao dos livros pelos olhos do Grey?

  34. Oi, Mariana! Tudo certo? A autora só anunciou o lançamento do primeiro. Por enquanto não temos informações.

  35. Oi, Poliana! Tudo certo? A autora só anunciou o lançamento do primeiro. Por enquanto não temos informações.

  36. Olá, que livro show estou ansiosa para ler o restante da trilogia de Grey. Quero te-lo assim que for lançado os outros dois. Bjos

  37. Gostaria muito de saber quando vai ser lançado o livro ciquenta tons mais escuros pêlo os olhos de grye? Não aguento mais espera to ficando louca! !!!!!!!!!!

  38. Olá, Jéssica! Por enquanto não temos nenhuma informação sobre o assunto. :/

  39. Lindo livro, é muito bom saber pelos olhos dele e o que ele está pensando, já que teve o livro 1 precisamos do 2 e 3, a história não pode acabaaaar rsrs, muito ansiosa para o próximo. Apaixonada por Christian!

  40. Oi, Cleide! Tudo certo? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro. 😉

  41. Que eu saiba El James já esta escrevendo o segundo livro pelo olhos de Grey, quiça se já não estiver pronto, visto que o primeiro capitulo consta no 1º livro aos olhos de Grey. Vocês poderiam investigar sobre o assunto.

  42. Adorei todos os livros de E. L. James e estou louca para ler o próximo que virá… Estou louca para saber o que Christian estava pensando na hora que ele se ajoelha aos pés de Ana.

  43. Queridas leitoras eu já li o livro aos olhos de Grey e é maravilhoso a autora foi de igual modo ,foi fantástica,e muito legível aos outros da trilogia, simplismente maravilhoso,aguardando pelo o proximo ansiosa

  44. alguém sabe quando vai sair o segundo livro aos olhos de grey

  45. Não temos essa informação, Ana! Qualquer novidade, divulgaremos! 🙂

  46. Já está confirmado o próximo livro cinqüenta tons mais escuros pelos olhos de Christian?

  47. Oi, Danilo! Tudo certo? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro livro. 🙁

  48. Acabei de ler a versão Grey e gostei. Antes de lê-lo ficava imaginando se seria cansativo e repetitivo como a versão da Anastasia – mesmo assim é a minha trilogia favorita, amo a história de amor que nasceu ali. Achei o livro mais prático, mais ‘corrido’ sem muita lengalenga, bem a cara do Christian. Gostei.

  49. Amei ler a trilogia e também o livro do Christian, e espero ansiosamente o outros livros. Tomare que a continuação não demore muito rs’ . Aguardo ansiosa

  50. Nossa q história !! GT estou louca mexeu muito comigo , li a trilogia em uma semana amei de paixão ?

  51. Oi gostaria quando vai sair o livro 50 tons de cinza pelos olhos de christina eu amei a trilogia e la li tbm os 50 tons de cinza pelos olhos grey adorei não vejo a hora de poder ler.

  52. Tem um livro na net que estão dizendo que é o segundo livro da triologia versão Grey. Lançou o segundo livro ou é falso ?

  53. Olá, Thainá! Não existe nenhuma continuação publicada no momento. Abraços

  54. AMEI O LIVRO GREY. ANCIOSA PRA LER O SEGUNDO …
    PS: A HISTORIA FICOU MUITO MAIS EMOCIONANTE CONTADA POR GREY.
    PARABÉNS

  55. Amei esse livro aos olhos de Christian grey amei amei amei espero por outros sequência

  56. Gostaria ser informada quando sair o cinquenta tons mais escuros pelos olhos de grey por favor. Estou ansiosa pelo segundo. Ja estou lendo o primeiro e amando.

  57. Oi, Dany! Tudo certo? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro por enquanto.

  58. Oi, Regiane! Tudo bem? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro por enquanto.

  59. Esperando ansiosamente o próximo livro Grey, espero que não demore muito… amei, amei!!

  60. Adorei o livro pelos olhos do Cristian.vcs já sabem quando vai ser lançado o próximo? Por favor me avisem.

  61. Oi, Fernanda! Tudo bem? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro. 🙁

  62. Olá pessoal , compre o Livro Grey Cinquenta tons de cinza pelos olhos de Cristhian na segunda feira e ameiii estou acabando hoje , estou muito ansiosa pela

  63. Ops pela continuação ..vamos esperar , fazer oque !!

  64. ja tem o segundo volume a continuação pelos olhos do Grey?

  65. Oi, Denise! Tudo certo? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro. 🙁

  66. Ola, ja fiquei sabendo q a saga sao 7 livros , os 3 descrito por Ana e o Grey e mais 3 minha amiga disse q jaleu em PDF so q n com tradução oficial!!! quando vao lanças o proximo???? e pq demoram muito p laçarem , assim ficamos desesperados !!!!!! obg

  67. Ola,acabei de ler cinquenta tons pelos olhos de Christian amei estou ansiosa pela continuação sera que já tem data prevista?

  68. Amei o livro Grey! Foi muito interessante sentir esse outro lado da história através do Christian. Espero ansiosa pela continuação!!!

  69. Maravilhoso esse primeiro livro pela versão do Cristhian,eu estou ancisa pra ler o segundo é o terceiro amoo demais o trabalho da autora e espero que ela não demore pra nós fazer viajar com essa história mais linda e quero ser avisada quando for lançado o livro pra correr comprar

  70. Olá, Marilia! Por enquanto não temos nenhuma informação sobre uma possível continuação. Abraços

  71. Poque no Reino Unido e em Portugal, já foram publicados os outros dois livros na versão Grey e aqui ainda não. Para quando está previsto??? Obrigada!!!!

  72. Olá, Rosana! Não existe ainda nenhum livro oficial da E L James de continuação. Abraços

  73. amando christian grey ,ja li todos e estou apaixonada louca pra ver a continuação de grey nossa muito bom mesmo ,espero que não demore muito pra sair .ha e ja to contando os dias para ver o filme 50 tons mais escuro .

  74. Acabei de ler o cinquenta tons aos olhos de Grey e estou simplesmente mais apaixonada pela história. Será que vai ter continuação? Louca para saber!!!

  75. Oi, Juliane! Tudo certo? Não temos informações. A autora só anunciou o primeiro. 🙁

  76. Olá, amei a trilogia, amei cinqüenta tons aos olhos de Grey, porém sou muito detalhista na leitura, me perdoe, mas achei uma contradição entre as duas versões… qdo Ana mostra o cós da cueca de Grey q ela está vestindo, na versão dela, diz Calvin Klein e a dele Polo e Ralph!!

  77. Olá, Jaciara!

    No momento a autora ainda não confirmou se “Grey” terá uma continuação. Assim que tivermos informações, avisaremos aos leitores! 😉

  78. Boa noite!
    Alguém sabe informar se esses livros que estão disponíveis na Internet do segundo da trilogia na versão de Grey são verdadeiros? São de autoria dela?

  79. Olá, Camile!

    A autora não comunicou se escreverá as continuações de Grey. Provavelmente são falsos.

  80. Eu adorei, estou lendo de novo, estou ansiosa pra saber quando vai lançar o segundo livro a versão de Grey.

  81. Oi mi chamo vanesa e ja le toda coleção e adoraria que tivesse a continuidade de grey

  82. Olá, Jacqueline! A autora ainda não confirmou oficialmente se escreverá uma continuação para Grey! Qualquer novidade, avisaremos! 😉

  83. Olá, Vanesa! A autora ainda não confirmou oficialmente se escreverá uma continuação para Grey! Qualquer novidade, avisaremos! 😉

  84. Eu sou viciada nesses livros, a triologia “Grey” que tem na internet são “Falsas” . Foram feitas por uma fã americana e traduzidas. Foi dai que a Própria autora tirou a idéia de fazer o Grey. Essa fã que liberou o PDF dos livros dela, mandou pra E L James dizendo que seria maravilhoso se ela fizesse a versão do grey e disse que a mesma poderia usar os livros que ela tinha escrito como base. Se foi utilizado, não sei. Só lendo o primeiro da fã e o primeiro Grey e comparar. Bjs

  85. Oi eu gostaria de saber se o livro cinquenta tons mais escuros ainda está sendo escrito? Ou se ja tem alguma data de lancamento.

  86. Olá, a autora ainda não deu previsão de lançar a visão de Grey para Cinquenta Tons Mais Escuros.

  87. Olá, gostaria muito de saber qual a data do lançamento de 50 tons mais escuro ao olhos de
    grey, poderiam me avisar quando for lançado. obrigada

  88. A autora vai lançar O 50 tons mais escuros na versão do Grey tbm?

  89. Sim! A autora está escrevendo a continuação, mas ainda não tem data de lançamento. =/

  90. Louca para ler Cinquenta tonsmais escuros na visão do Grey.

  91. Aguardando ansiosamente pelo segundo livro na visão de Grey ( cinquenta tons mais escuro). Vocês já tem alguma previsão?

  92. OLA ALGUMA NOVIDADE SOBRE A CONTINUAÇÃO DO LIVRO DO SEGUNDO LIVRO NA VISÃO GREY! ESTOU QUERENDO MUITO LER

  93. Olá! No momento, ainda não temos previsão. Assim que tivermos notícias, avisaremos aos leitores! 😉

  94. Olá, tudo certo? Gostaria de saber qual será o nome do proximo livro na versão de Christian, e se tem alguma previsão de quando será lançado?

  95. Olá, Gustavo! Ainda não temos o nome confirmado. 😉

  96. esperando ansiosa pelo próximo livro na versão Grey

  97. ola já tem data para o laçamento do próximo livro na versão do christian grey???

  98. Oi, Paula! Tudo certo? Ainda não temos a data. Assim que tivermos previsão, divulgaremos!

  99. GOSTARIA DE SABER QUAL A PREVISÃO PARA CINQUENTA TONS DE LIBERDADE NOS CINEMAS?

  100. O filme está previsto para fevereiro de 2018!

  101. Gostaria de saber a previsão de lançamento do livro 50 tons mais escuros pelos olhos de christian.

  102. Ola estou ansiosa, ja existe previsão para o lançamento do segundo volume do livro Grey e qual seu nome? Gostaria de receber informações a esse respeito. Obrigada

  103. Olá já saiu o novo livro 50 tons mais escuro pelos olhos de Cristian gray li o primeiro capítulo na Internet já amei

  104. Olá gostaria de saber se ja passaram alguma previsão do lançamento da sequencia Grey (cinquenta tons mais escuros por Grey)?

  105. Oi já sabe quando lanca o 2 livro na visão do grey

  106. Acabaram de publicar no face que o 2 livro do grey sera lançado nos EUA em 28 de novembro de 2017

  107. Quando vai ser lançado o segundo livro do Grey ?Estou mega anciosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *