Clube de Leitura

Clube de Leitura Intrínseca: Até você ser minha

6 / agosto / 2015

Por Bruno Leite*

Why is Pregnancy So Scary_2

Em Até você ser minha, a escritora inglesa Samantha Hayes nos apresenta três personagens femininas em momentos cruciais de suas vidas: Claudia Morgan-Brown, uma mulher obstinada em ser mãe; Zoe Harper, a babá sempre solícita e inteligente — com um passado nebuloso; e Lorraine Fisher, investigadora de polícia que apura uma série de ataques violentos a gestantes e que enfrenta crises em seu casamento e no relacionamento com as filhas. Tudo o que for dito além disso pode estragar o prazer da leitura desse thriller psicológico poderoso. Mas essa apresentação já é o suficiente para iniciarmos a discussão da obra.

O trunfo do livro é o fato de ele ser narrado por três vozes diferentes que se revezam na tarefa de nos apresentar a história. Um estilo de construção narrativa que lembra muito o recurso empregado por Gillian Flynn em Garota exemplar. Ou seja: para quem gostou da incrível Flynn, Hayes é um prato cheio!

atevoceserminhagrande

Dentre as três perspectivas, cabe às personagens Claudia e Zoe explicar como é a vida entre as paredes da casa dos Morgan-Brown. Há ainda um narrador que observa panoramicamente a investigação empreendida por Lorraine e sua dificuldade em lidar com o esfacelamento de sua família. A cada capítulo temos um novo ponto de vista e é da mistura desses ângulos variados que vão surgindo as pistas de quem está por trás dos ataques às gestantes.

Outro ponto marcante da obra é a pressão social sofrida por essas mulheres — análoga a tantas que conhecemos:

Claudia é o exemplo clássico de mulher desesperada para engravidar e que está sentindo o ressoar do relógio biológico. Ela ainda não sabe direito como conciliar sua carreira com os assuntos relativos à família e, em alguns momentos, sente-se culpada por não ter priorizado a maternidade.

Zoe, ao contrário, decidiu se dedicar aos filhos dos outros. Ela preza por sua liberdade e é constantemente julgada e cobrada pela decisão.

Fechando o ciclo, temos Lorraine, personagem que ilustra como criar filhos, lidar com problemas conjugais e, ao mesmo tempo, devotar-se a uma carreira tornam a mulher moderna uma verdadeira malabarista emocional. Mesmo que ainda não tenha faltado com nenhuma de suas obrigações sociais, ela se dá conta de que essa jornada começa a desgastá-la.

E para você? Quais são os pontos e questões mais relevantes de Até você ser minha?

Se você mora em São Paulo, convidamos para o Clube de Leitura dedicado ao thriller que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, a partir das 19h30 no auditório da Livraria Cultura no Shopping Bourbon. Estaremos esperando vocês para falarmos dessas e outras tantas questões. Basta se inscrever pelo e-mail renato.costa@livrariacultura.com.br, enviando nome completo, CPF e contato.

Mas se você não for da cidade — nem estiver em São Paulo no dia — não tem problema! Deixe aqui seus comentários para discutirmos sobre essas e outras partes do livro, como os gêmeos arteiros (e muito fofos) Oscar e Noah, a personagem Pip (que abrilhanta o livro), o desfecho de tirar o fôlego, o prólogo e epílogo que são enlouquecedores, os maridos Adam e James… Enfim, sinta-se à vontade para compartilhar conosco suas impressões sobre essa história arrebatadora.

 

Leia também:
Sete conselhos, por Bruno Leite
Pássaros no escuro, por Pablo Rebello
Confira nossa lista com 13 thrillers

 

Bruno Leite, 26 anos, é estudante de Letras, trabalha há 8 anos no mercado editorial e é colaborador no blog O Espanador.

Tags , , , , .

Comentários

4 Respostas para “Clube de Leitura Intrínseca: Até você ser minha

  1. Impossível não me deixar influenciar pela indicação do Bruno, que fala de maneira tão direta e acertava sobre um livro! Que venha mais indicações suas, Bruno! Estou adorando! E já fui correndo comprar mais esse! Bjo

  2. muito bom o livro ….. amei o debate do livro … pessoas bacana….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *