Maurício Gomyde

Surpreendente!

30 / julho / 2015

capa_surpreendente_03c_300c.indd

Falta exatamente um mês para o lançamento do meu novo livro. Minha sexta história e a primeira pela Intrínseca.

A todos que nos últimos tempos me mandaram e-mails, mensagens de celular ou em redes sociais (e até publicaram ameaças em meus murais, caso eu não revelasse logo o nome do livro), finalmente chegou a hora:

Surpreendente!

Foi difícil segurar, confesso (temia as ameaças, é verdade… rs). Ô vontade que deu de contar! Quando a gente termina uma história, fica doido para divulgar, soltar spoilers e tudo mais. Sorte que a prudência sempre recomenda que vozes profissionais sejam ouvidas. Assim, minha editora me dizia: “Calma, sua hora vai chegar…”

Enfim, mais uma etapa superada. Com o coração na mão, já posso gritar:

Surpreendente!

Adianto que a história está muito bacana, ainda que minha opinião seja totalmente parcial. Claro que gosto dela! Foram dias e mais dias e mais dias de dedicação, sangue, suor, lágrimas e exagero. As magníficas Livia (minha editora) e Kathia (preparadora de textos) foram essenciais para dar o acabamento final e deixar a história no tom que imaginei. Sou eternamente grato a elas.

Surpreendente!

A quem já conhece minhas histórias anteriores, podem esperar a mesma dose de emoção e paixão. A quem não conhece, pensei em contar um pouco sobre mim, o que faço e de onde vim. Afinal, nada melhor do que me apresentar e, de repente, também conhecer alguns dos tantos fãs da editora. Espero que se tornem meus novos amigos.

Nasci em São Paulo e moro em Brasília. Além de escritor, sou músico. Toco bateria em uma banda de rock desde que me entendo por gente. O sonho da minha vida era ter um micro-ônibus todo pintado, envenenado até a alma, e com ele minha banda viajaria pelo país fazendo shows e loucuras.  Sabe aquele negócio meio Magical Mystery Tour, meio Sinfonia Itinerante (sem a gripe da Geórgia, claro)? Pois é. Bom, com o tempo a música passou a correr mais devagar nas minhas veias. Tornei-me compositor de um trabalho só (chamado “Nove Canções”, prometo divulgar um dia), hoje faço show uma vez por mês e está tudo certo.

Ainda que eu preencha o campo “profissão” de todas as fichas cadastrais de lojas e hotéis com a palavra “escritor”, sou também auditor de controle externo. Mas essa informação fica apenas para registro. Assim como outras menos importantes, que ajudam a pintar o quadro: jogo tênis, torço pro São Paulo, sou geminiano e meu prato predileto é arroz, feijão, carne moída, ovo e banana, tudo junto. Minhas bandas favoritas são Legião Urbana, U2, Foo Fighters, Green Day e Skank.

Publiquei cinco livros. Quatro deles de forma independente, que foram: O Mundo de vidro (2002); Ainda não te disse nada (2011); O rosto que precede o sonho (2012); e Dias melhores pra sempre (2013). Em 2014, lancei A máquina de contar histórias por uma editora. E agora, em 2015, sai o novo pela Intrínseca.

Surpreendente!

Para quem não experimentou ainda, a receita dos meus livros é simples: junte duas colheres de música, três xícaras de romance, um tablete de caldo de cinema, uma pitada de humor e outra de drama. Bata tudo e tempere a gosto. Unte um tabuleiro em formato de livro e leve ao forno alto. Quando a massa crescer e surgir uma casquinha por cima, é só contar até cem e tirar. Leve à mesa, ou a um bom sofá, e consuma sem moderação.

A fornada sai em setembro, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

E minha expectativa? Enorme. Que muita gente se emocione e termine a história pensando…

Surpreendente!

link-externoConfira a participação de Maurício Gomyde na Bienal do Livro Rio

Tags , .

Leia mais Maurício Gomyde

De onde vêm as personagens?

De onde vêm as personagens?

Volta ao meu mundo

Volta ao meu mundo

As oito melhores cenas de despedida do cinema

As oito melhores cenas de despedida do cinema

O amor segundo Buenos Aires, segundo Maurício

O amor segundo Buenos Aires, segundo Maurício

Comentários

6 Respostas para “Surpreendente!

  1. Surpreendente, sem dúvida. A capa está show!

  2. Achei a sinopse muito boa. Esperando começar a pré venda. Quando começa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *