A Intrínseca é meu Aconcágua

Por Maurício Gomyde

8 / maio / 2015

Mauricio Gomyde_Junior Aragão

O Aconcágua é a montanha mais alta do Hemisfério Sul. Pensei nele para escrever esta minha primeira história no blog, por ilustrar bem o que foi chegar até aqui: um desafio, um sonho, um daqueles objetivos que proporcionam um prazer difícil de explicar quando atingido.

Subir uma alta montanha deve ser mais ou menos como seguir a trilha entre dois momentos-chave da vida do escritor: o primeiro, que surge da necessidade mais pura de contar suas histórias; e o último, aquele quando ele percebe o esforço recompensado pelo reconhecimento de quem lê tais reflexões.

Nunca subi o Aconcágua, esclareço aqui. Mas, como todo escritor prudente, fiz minhas pesquisas. A montanha tem nada menos do que 33 rotas possíveis catalogadas. Algumas consagradas, outras pouco exploradas. Umas menos dolorosas, outras que só alguns têm coragem de se aventurar. Os caminhos podem ser muitos, mas o objetivo é o mesmo. Eu poderia ter escolhido uma das rotas que tantos seguiram antes de mim, mas decidi trilhar minha própria. Optei pelo caminho independente, fui pela “Parede Sul”, considerada por muitos a face mais difícil. De um lado, o deserto. De outro, o mar. Desviar do objetivo, perder o foco, esmorecer ou tropeçar, significava morrer de sede ou afogado.

Mas a vista é linda!

Cavei espaço entre as pedras com as ferramentas de que dispunha (as cordas da perseverança, os mosquetões da disciplina, as picaretas do trabalho). Aprendi errando, e em alguns momentos de incertezas, de vento e frio, pensei em desistir (quem nunca?). Em outros instantes, encontrei mãos que me seguraram à beira do abismo. Por elas sou eternamente grato.

A Intrínseca é meu Aconcágua. Chego com minha pequena barraca iglu nas costas e uma mochila cheia de histórias para contar. O acampamento é de primeira, os alpinistas que me precederam são grandes autores e aqui encontraram bom abrigo. Agora é sentar ao redor da fogueira, sob o céu estrelado, apreciar a vista, abrir a mochila e deixar que as histórias ganhem vida.

A aventura está só começando…

Tags , .

Maurício Gomyde é autor de Surpreendente!. Paulista de nascimento, mas considera que a paixão pelo céu mais belo do mundo alterou seu DNA para brasiliense. Tem música no sangue, é baterista, cinco romances publicados e uma mochila cheia de histórias para contar. O primeiro livro pela Intrínseca sai em 2015.
Maurício escreve, quinzenalmente, às quartas.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

15 Respostas para “A Intrínseca é meu Aconcágua

  1. Amoooo de paixão os livros do gomyde. Amei o texto. Saber que ele esta na Intrinseca é tipo muito oh my god.

  2. Sou apaixonada pela escrita desse autor mais do que talentoso. Outra coisa me encanta é como ele adotou Brasília, lugar onde nasci, de coração. Espero que ele continue lançando seus lindos livros através dessa editora maravilhosa, e que ele cresça cada vez mais como autor e pessoa.

  3. Espetacular artigo!!! Como escreve bem! Parabéns e sucessos com cada um de seus livros.

  4. Excelente analogia! Como sempre, o sempre surpreendente Maurício Gomyde nos brinda com um belo texto.

  5. Maurício, ler sua coluna aqui quinzenalmente será um prazer, assim como é ler os seus livros. Vc já começou muito bem. Adorei a comparação! ! Sucesso!!

  6. Este cara é meu exemplo a ser seguido. Não apenas agora que alcançou o topo da “montanha”, mas desde quando era autor independente e, contra todas as estatísticas, sempre se sobressaiu.
    Parabéns ao autor e à casa que o acolheu.

  7. Ótimo texto, Maurício! Você é uma pessoa incrível! Um grande exemplo para todos nós, escritores iniciantes. O Aconcágua foi só o começo, você vai muito mais longe, pode ter certeza. Abraço!

  8. Olá Maurício,
    Meu primo Ricardo Valverde me presenteou com um dos seus livros e desde então virei grande fã do seu trabalho.
    Parabens pelas suas conquista e por essa nova etapa!
    Abraços

    Ps: Quando passará aqui em São Paulo?

  9. Belo texto, caríssimo Maurício.
    Acredito, que seu caminho continue brilhando como sempre, meu amigo.
    Fiquei muito feliz, por você ter conseguido conquistar com o seu trabalho, uma das melhores casas editorais do país.
    Que venham grandes histórias e grandes sucessos, porque você é competente no que faz.
    Mega abraço literário.
    Edson Gomes.

  10. Seu próximo trabalho é meu Aconcágua, anseio em sentar debaixo de uma árvore na roça depois de uma semana cansativa de trabalho, uma brisa fresta me acariciando, abrir o livro e deixar minha alma vagar leve e feliz.
    Parabéns a Editora Intrínseca por ter você /

  11. Pensa em uma pessoa fantástica!! Uma pessoa que recebe cada leitor/fã de uma maneira única, uma pessoa que é humilde e tem uma capacidade de partilha de troca de doação tão grande que emociona e além de tudo isso, ele ainda é um escritor fantástico, com uma escrita envolvente e fluida. Maurício, sucesso na nova casa.
    Intrínseca parabéns pela parceria fechada com este escritor nacional com pedigree fantasticamente lindo.

  12. Maurício,
    Amei o texto, acho que você fez por merecer cada conquista, você batalhou de forma digna em um mercado que não é tão justo de forma digna e teve seu reconhecimento por mérito próprio!
    Com certeza seu livro estará no topo da minha lista de prioridades pois você me envolve em suas histórias de forma hipnotizante!
    Mal posso esperar por mais essa!
    Beijos e sucesso sempre!
    Chrys Audi – Blog Todas as coisas do meu mundo

  13. Amei o artigo. Comparação interessantíssima que ele fez! E, como não poderia deixar de ser, achei o máximo a gama de conhecimentos, ânimo e incentivo que conseguiu transmitir de forma tão simples e direta.

  14. O Maurício não escreve com palavras, ele faz com que elas dancem e se acariciem, até que nós nos apaixonamos por elas. De todos os modos que se pode amar algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *