Listas

Oito livros sobre histórias durante a Segunda Guerra Mundial

30 / abril / 2015

Setenta anos após a morte de Adolph Hitler, as histórias passadas durante os anos em que o ditador nazista esteve no poder ainda emocionam e chocam. Para recordamos um dos períodos mais conturbados da história mundial, selecionamos uma lista com oito livros com tramas durante a Segunda Guerra Mundial.

capassegundaguerra

Toda luz que não podemos ver, de Anthony Doerr — Marie-Laure, cega aos seis anos, vive em Paris com o pai, chaveiro responsável pelas fechaduras do Museu de História Natural. Na Alemanha, o órfão e curioso Werner se encanta pelo rádio. Combinando lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, Anthony Doerr constrói um tocante romance sobre o que há além do mudo visível.

link-externo

Leia também: Toda luz que não podemos ver recebe o Pulitzer de ficção

O último dia dos nossos pais, de Joël Dicker — Neste livro, Dicker  aborda a criação da SOE (Executiva de Operações Especiais) e mostra como um serviço composto em sua maioria por amadores tornou-se uma das peças-chaves da Segunda Guerra Mundial. O autor relata um feito pouco conhecido da Resistência francesa e ao mesmo tempo constrói uma história sobre o ser humano e suas fraquezas.

No jardim das feras, de Erick Larson — O livro reconstitui a ascensão de Hitler sob a singular perspectiva do então embaixador norte-americano em Berlim e de sua filha — uma jovem divorciada que se envolve com importantes homens do Terceiro Reich, como o primeiro chefe da Gestapo, Rudolf Diels.

A Segunda Pátria, de Miguel Sanches Neto — Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas alia-se ao Terceiro Reich. Neste cenário alternativo, o autor desenvolve uma surpreendente história de amor enquanto subverte os fatos para criar um Brasil que não está nos livros de história, mas que nem por isso deixa de ser assustadoramente plausível.

link-externo

Leia também: Gente real, gente inventada

A menina que roubava livros, de Markus Zusak — Uma menina embrutecida pela guerra apela à literatura para driblar o nazismo então dominante. Rouba livros e confia às letras o poder de salvá-la daquela atrocidade. A história, narrada sob o inusitado ponto de vista da Morte, rendeu um dos mais elogiados best-sellers dos últimos tempos.

Inferno: o mundo em guerra 1939 -1945, de Max Hastings — Resultado de 35 anos de pesquisa, o livro traça um painel completo da Segunda Guerra Mundial em todas as linhas de frente, com enfoque na experiência humana. Em um volume único, Max Hastings entrelaça o testemunho de pessoas comuns e compõe uma narrativa capaz de revelar como foi viver, lutar e morrer em um mundo em conflito.

O diário de Helga, de Helga Weiss — Calcula-se que das 15.000 crianças que passaram pelo campo de Terezín, na antiga Tchecoslováquia, apenas 100 chegaram com vida ao fim da Segunda Guerra Mundial. Uma delas é Helga Weiss, que relata a vida no campo de concentração.

link-externo

Leia também: As cores do Holocausto

Os óculos de Heidegger, de Thaisa Frank — O livro mescla filosofia e romance em uma ficção inusitada. O cenário é a Operação Postal, programa nazista realizado durante a Segunda Guerra Mundial em que um grupo de intelectuais — salvos de fuzilamentos e dos campos de concentração pelo conhecimento de outras línguas — respondia às cartas enviadas aos mortos do Terceiro Reich.

Comentários

15 Respostas para “Oito livros sobre histórias durante a Segunda Guerra Mundial

  1. Amo pesquisar sobre o tema da segunda guerra é uma história fascinante, gostaria muito de ganhar o livro “Toda luz que não podemos ver”, não conhecia o livro e me interessei pela história. Amo ler, mas infelizmente não tenho recursos para comprar os livros desejados, espero poder receber essa preciosidade.

  2. Ótima promo! Estou participando 🙂 Gostaria de ganhar “O diário de Helga”.

  3. Me interesso sempre sobre assuntos e relatos sobre a segunda guerra

  4. gostaria de ganha Inferno:o mundo em guerra

  5. Faz pouco tempo que venho me interessando sobre a segunda guerra mundial.Vejo filmes e leio livros e estou começando a me apaixonar sobre o tema… E me interessei pelo livro “Toda luz que não podemos ver”.

  6. Faltou incluir ‘Os bebês de Aucshwitz”. Livro fabuloso e verídico.

  7. e tbm faltou “o menino do pijama listrado”. eu axo q esses deveriam estar na lista …

  8. Têm outros dois, também muito bons: “O colecionador de lágrimas“ e “Em busca do sentido da vida“ de Augusto Cury.

  9. Amo demais esse tema.. Faltou o livro Depois de auschwitz, quero muito ler esse o diário de HElga

  10. Li no início do ano As Crianças Esquecidas de Hitler. Imperdível. Rouxinol é belíssimo sobre a resistência francesa. A Chave de Sarah, encantador, assim como O Arquiteto de Paris.

  11. Li varios destes citados, adoro livros desse assunto, estou lendo “Toda luz q n podemos ver”.
    Indico o livro “Um banquete para Hitler”, interessante.

  12. Gosto muito de ler, já li O Diario de Anne Frank, A menina que roubava livros gostaria muito de receber “O diário de Helga”.

  13. Li A Menina que Roubava Livros. É
    apaixonante e triste. Estou para iniciar O Homem que Venceu o Auschwitz. Gostaria de ganhar Os óculos de Heidegger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *