Notícias

Desconstruindo Amy

5 / fevereiro / 2015

gone_girl_review_1.0

Em uma festa, você se encontra cercada de jornalistas genuinamente talentosos, que trabalham em jornais e revistas respeitados e de alto nível. Você é uma mera redatora de testes para revistas de fofoca. Quando alguém lhe pergunta o que você faz da vida, você: a) Fica constrangida e diz: “Escrevo testes, só, besteira!”b) Parte para ofensiva: “Agora sou escritora, mas estou pensando em algo mais desafiador e que valha mais a pena, por quê? O que você faz?” c) Orgulha-se de suas conquistas: “Escrevo testes de personalidade usando o conhecimento obtido em meu mestrado em psicologia. Ah, e um fato curioso: sou a inspiração para uma adorada série de livros infantis, tenho certeza de que você conhece. Amy exemplar. É, engole essa, seu otário metido!” Resposta: C, totalmente C.

Amy Elliot é filha de dois psicólogos que fizeram fortuna com uma série de livros infantis baseada nas peripécias da menina. Detalhe: a personagem, obviamente, toma, desde a mais tenra infância, atitudes corretas e está sempre com a razão. Amy Elliot Dunne divide uma vida perfeita e um charmoso apartamento no Brooklyn com o marido Nick, um jornalista que chegou a Nova York no período que considera o último suspiro de glória da mídia impressa, quando a internet “ainda era um animalzinho exótico mantido na periferia do mundo editorial”. Mas, afinal, quem é Amy?

A interpretação da complexa personagem de Gillian Flynn rendeu à inglesa Rosamund Pike a indicação ao Oscar de melhor atriz. Com roteiro da própria Flynn, a adaptação cinematográfica de Garota exemplar se tornou o filme de David Fincher de maior sucesso na bilheteria norte-americana — destronando o vencedor de três Oscars O curioso caso de Benjamin Button. Coprotagonizado por Ben Affleck, Garota exemplar foi realizado pela produtora de Reese Witherspoon — criada com o objetivo de desenvolver obras com personagens femininas fortes.

Em 2015, outra forte personagem de Flynn chegará aos cinemas. Protagonizado por Charlize Theron, com Nicholas Hoult e a jovem Chloë Grace Moretz no elenco, Dark Places tem estreia prevista para outubro nos Estados Unidos. Na trama de uma das produções mais aguardadas do ano, Libby Day é uma mulher que, aos sete anos, sobreviveu ao terrível assassinato de sua família e testemunhou contra o irmão no julgamento. Vinte e cinco anos depois, uma sociedade secreta obcecada por solucionar crimes notórios irá trazer à tona o que realmente aconteceu naquele dia. O romance (ainda sem título definido) será publicado pela Intrínseca. Leia um trecho de Garota exemplar.

Comentários

6 Respostas para “Desconstruindo Amy

  1. Esse livro é muito bom! O filme foi espetacular Não vejo a hora de ler outro livro da autora.

  2. Livro impecável, com uma trama de tirar o fôlego, foi muito bem captado pela lente de Fincher. Sensacional mesmo a interpretação de Pike, vi o filme várias vezes especialmente por ela, que captou muito bem a Amy Exemplar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *