Monica de Bolle

Coluna Monica de Bolle

8 / novembro / 2014

Desigualdade social e concentração de renda, dilemas que fazem parte da realidade brasileira, são os temas estudados por Thomas Piketty em O capital no século XXI, que a Intrínseca publica no Brasil com tradução da economista Monica Baumgarten de Bolle.

Especialista pela London School of Economics e colunista dos jornais O Globo e O Estado de S.Paulo, Monica passa a colaborar semanalmente para o Blog da Intrínseca com vídeos que farão outra tradução da obra de Piketty.

Nesta primeira postagem, Monica de Bolle explica o porquê do sucesso editorial sem precedentes de O capital no século XXI: um livro de economia com mais de 600 páginas que figurou nas listas de best-sellers de todo o mundo, causou polêmica e arrancou elogios da crítica especializada.

Além da relevância e atualidade, o grande diferencial do título é a forma como o tema é tratado. Piketty cria uma narrativa sobre a desigualdade social e a distribuição de renda usando dados dos últimos 200 anos e a literatura do século XIX. Autores como Emile Zolla, Honoré de Balzac, Charles Dickens e Jane Austen se notabilizaram ao denunciar as diferenças sociais ou ao retratar a miséria como pano de fundo de suas obras.

A tradutora também contextualiza para nós a importância do livro, que não traz dados brasileiros, visto que não foram disponibilizados para as pesquisas do economista francês.

“O Brasil tem de um lado um aspecto de economia desenvolvida e rica e, de outro, um aspecto de economia extremamente subdesenvolvida e pobre. Em notícias recentes a respeito de um estudo do IPEA, lê-se exatamente sobre como a miséria caiu ao longo dos últimos anos e como, na realidade, a pobreza estabilizou e agora voltou a subir um pouco.”

Thomas Piketty mostra porque e como a realidade do século XXI, em países ricos e pobres, tende a se reaproximar do panorama que inspirou tantas obras literárias do século XIX.

 

Tags , , .

Comentários

Uma resposta para “Coluna Monica de Bolle

  1. Baumgarten ?

    Cara Amiga, Li o seu nome na Revista Veja, de 1 de Julho. Acont

    acontece que meu saudoso avô chamava se Robert Baumgarten e a minha mãe foi uma nascida Edith Baumgarten. Tanto meus pais de Berlin como meus sogros de Viena foram assassinados pelos Nazis no Holocausto e pelo sei, não conheço outros Baumgartens, e me pergunto, será que existe um parentesco entro nos ?
    Seja como for, mando um cordial abraço, de Ernest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *