Notícias

A Chechênia, segundo Anthony Marra

10 / outubro / 2014

Marra 2

Anthony Marra nasceu em Washington, Estados Unidos. Fascinado pelo Leste Europeu, foi estudar literatura chechena na Rússia. Em São Petersburgo, descobriu que o país era muito mais que um lugar frio, rico em história e marcado por conflitos políticos. Em 2006, após o assassinato de Anna Politkovskaya, jornalista opositora do governo de Putin, que cobria a guerra separatista entre Rússia e Chechênia, Marra observou que não existia literatura norte-americana sobre a região e sua história. Surgiu daí a inquietação que levou à criação de seu premiado romance de estreia, Uma constelação de fenômenos vitais, lançado recentemente pela Intrínseca.

O título da obra, segundo o autor, é inspirado na definição do dicionário médico para a palavra “vida”. Ao estabelecer como cenário de seu livro as guerras, ocupações e insurgências que arruinaram a região da Cáucaso desde a década de 1990, Marra transforma um dos períodos mais terríveis da história em uma trama profunda e marcante sobre amizade, perda e laços.

CAPA_UmaConstelacaoDeFenomenosVitais_300dpi

Uma constelação de fenômenos vitais conta a história de Havaa uma menina de oito anos que observa seu pai ser levado no meio da noite por soldados russos que o acusam de colaborar com rebeldes chechenos. De forma surpreendente, o livro equilibra momentos de violência e extrema delicadeza, experiências traumáticas e lembranças felizes.

Best-seller do The New York Times e do The Washington Post no ano passado, a obra encantou anônimos e famosos, como a atriz Sarah Jessica Parker, que o recomendou em clube de livros, nos Estados Unidos. Além do sucesso de vendas, Anthony Marra recebeu prêmios importantes como o John Leonard, oferecido pelo National Book Critics Circle, e foi finalista em 2013 do National Book Award e do Flaherty-Dunnan First Novel Prize. Marra também ganhou o Pushcart Prize, o Narrative Prize (ambos em 2010) e o Whiting Award (2012).

Comentários

4 Respostas para “A Chechênia, segundo Anthony Marra

  1. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando, Estou ansiosa para ler seu próximo artigo, parabéns.
    Natalia

  2. Excelente post. Já está marcado nos meus favoritos. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *