Notícias

O IDEALISTA DE WALL STREET

16 / agosto / 2014

MI-BX515_ANTIHF_G_20130729154056

“A responsabilidade do mercado, no nosso ponto de vista, é assegurar que, quando uma compra ocorre, suas condições sejam justas”, disse Brad Katsuyama em entrevista ao site Business Insider. Brad é presidente e CEO da Investors Exchange, uma bolsa de valores que elimina vantagens dos operadores de alta frequência sobre outros investidores, e sua trajetória, de bancário a fundador de empresa própria, é um dos pontos centrais de Flash boys, de Michael Lewis.

Enquanto trabalhava em um banco em Wall Street, Brad percebeu que, ao tentar adquirir ações, o preço delas aumentava no segundo em que ele clicava no botão para enviar a ordem de compra para diferentes bolsas de valores. Investigando, ele descobriu que corretores intermediários — chamados de operadores de alta frequência ― compravam as ações da mesma empresa para revendê-las a um preço mais elevado para quem manifestou o interesse original. Era como se o que Brad via na tela de seu computador fosse uma ilusão, pois os valores ali mostrados se alteravam em um ínfimo espaço de tempo.

untitled

O canadense radicado em Nova York iniciou, então, uma cruzada contra o caráter predatório desse tipo de operação. Comandou um departamento de pesquisa no Royal Bank of Canada e descobriu que essa manipulação era tecnológica: a informação percorre cabos de fibra ótica, que chega às diferentes bolsas de valores em tempos diversos, e os operadores de alta frequência se aproveitavam dessa variação para elevar valores de ações a seu favor.  “Foi quando entendi que os mercados são manipulados”, Brad contou ao autor Michael Lewis.

No Natal de 2012, percebendo que ele não poderia mudar os hábitos de Wall Street sendo funcionário de um banco, Brad tomou a decisão de fundar sua própria bolsa de valores. Reuniu outros profissionais talentosos que dividiam sua opinião sobre o mercado financeiro para combater o sistema manipulado e garantir que as informações cheguem aos investidores ao mesmo tempo, determinado a evitar abusos aos quais as outras bolsas estão suscetíveis. Flash Boys é o relato de como um idealista se dedicou a revolucionar Wall Street.

Tags , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *