Flip 2014, Notícias

Coma comida de verdade na Flip

26 / julho / 2014

Coma comida de verdade na Flip

“Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida.” É essa é uma das frases emblemáticas de Michael Pollan, ensaísta norte-americano e autor de seis livros, entre eles Cozinhar  − lançamento da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde Pollan apresentará suas ideias revolucionárias no painel intitulado “À mesa com Michael Pollan”, no dia primeiro de agosto, às 12h.

Em Cozinhar, Pollan demonstra ao leitor a importância de colocar a mão na massa. O autor faz uma investigação minuciosa sobre os quatro elementos que pautam a arte de cozinhar: fogo, água, ar e terra. Envolvidos com os conceitos apresentados no livro e com a proximidade da Flip, montamos um roteiro gastronômico que se baseia nos elementos citados. Confira:

Fogo – criaturas da chama

“Se o fogo representa a primeira e mais básica forma de cozinhar − entre as poucas formas concebidas pelos seres humanos para transformar matéria da natureza na matéria da nossa subsistência e do prazer −, então, pelo menos para um americano, o porco inteiro assado na brasa representa a mais pura e inalterada expressão dessa forma.”

A Casa do Fogo não promete assados ─ o que não é exatamente fiel ao capítulo de Cozinhar. No entanto, o nome do local sugere que a chama é um de seus charmes, pois alguns dos pratos são flambados e a cozinha é aberta para que os clientes possam apreciar o preparo.

Água – uma receita em sete passos

“Numa panela, a água é o meio no qual sabor e calor coexistem, de modo a permitir que os condimentos e outros temperos permaneçam ali e se façam presentes. Com tanta a coisa a seu favor, poderíamos pensar que a água sozinha já seria o líquido mais do que adequado para preparar um assado de panela.”

O Restaurante do Hiltinho funciona no Centro Histórico e tem uma filial na Ilha do Algodão.  Além de ser um dos lugares mais tradicionais para se comer na cidade, a casa oferece peixes ensopados entre as suas especialidades.

Ar – a formação de um padeiro amador

“É no ar que reside a maior parte do sabor do pão, e por isso ele é muito mais aromático do que o mingau.”

O Punto Divino é um italiano que faz questão de incluir no menu a fabricação própria  de massas e pães.

Terra – o frio calor da fermentação

“A fermentação é diferente. Nela, as leis da biologia se sobrepõem a todas as outras e são necessárias para explicar como um fermento gera sua própria energia. Ele não só parece vivo, mas está vivo.”

Os alambiques de Paraty são mundialmente cobiçados, tanto que os turistas batem ponto no Festival de Cachaça que acontece todos os anos na cidade. No processo da produção da cachaça, a fermentação tem uma função especial ─ é ela quem define o sabor e a qualidade da bebida.

Como são muitas as opções de alambiques, indicamos aqui um site que reúne os principais endereços.

 

Tags , , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *