[eu fui demitido hoje no ano passado]

Por Pedro Gabriel

13 / maio / 2014

coluna_30

No dia 13 de maio de 2013, logo pela manhã, fui chamado pela minha gestora para uma sala pequena onde me foi anunciado que eu não estava mais nos planos da empresa. Em outras palavras, eu tinha sido desligado das minhas funções de redator/editor de conteúdo digital de uma das maiores startups de compras coletivas do país. Acho engraçado: hoje as pessoas são desligadas como se fossem uma velha máquina de lavar, um liquidificador inútil, um computador que não se adaptou ao novo sistema. Saudade do tempo de quando éramos demitidos! As pessoas se tornaram máquinas. Algumas pifam por vontade própria ou pelo tempo de uso e precisam ser imediatamente trocadas para não interromper o ciclo lucrativo de metas – planilhas – apresentações – reuniões – resultados; outras são simplesmente arrancadas da tomada sem esperar, da noite para o dia. Conheço outras ainda que são desconfiguradas do modus operandi: acordar-trabalhar-dormir. Isso quando “dormir” consegue ser encaixado no briefing do dia.

Eu faço parte das que foram desligadas porque a realidade da corporação não exigia mais tantas pessoas fazendo a mesma função. Até onde eu sei, minha máquina não apresentava defeito algum, meu processador ainda não tinha dado pane e minha memória ainda tinha bastante espaço para armazenar novos desafios. Mas, uma coisa é certa, às vezes é bom reiniciar nossa vida e procurar uma nova configuração para os nossos sonhos e evitar assim um boot inesperado. Se não fossem esses ciclos, a vida seria tão quadrada. Recomeçar sempre dá medo. Se recomeçar fosse um território, sem dúvida, faria fronteira com a Islândia, a Sibéria ou o Polo Sul. Dá um frio imenso na gente, parece que um iceberg desperta sem avisar e que o mundo de repente congela. Mas acho que esse medo é a vida espantando o que nos acomoda, ou incomoda. E acho que esse frio é a coragem esfriando nossa incapacidade de agir. E acho que esse iceberg é só um imenso amigo que quer nos levar para um porto seguro. E é lá que a vida precisa recomeçar.

Passado o susto do inesperado, ainda naquela pequena sala, minha gestora, visivelmente emocionada, disse que eu tinha tudo para brilhar lá fora e que seria melhor para mim. Na época, paralelamente ao trabalho, eu desenhava timidamente algumas coisas em guardanapos e tinha acabado de abrir uma página na internet (vocês provavelmente devem conhecer: Eu me chamo Antônio) para dividir essas criações com quem se interessasse. Realmente, seria melhor eu ter um tempo para me dedicar ao que eu acreditava ser o que eu faria daqui para frente. A partir daquele momento, comecei a levar a sério o que eu amava. No fundo, eu já queria pedir demissão, mas não sabia como exteriorizar isso, me faltava coragem para verbalizar essa vontade que vivia bagunçada em mim há um tempo. Faltava só organizar as letrinhas e… ter coragem! Ah, se a gente soubesse dos milagres que a coragem é capaz de produzir!

Quando algo lhe incomoda ou quando você começa a sentir uma angústia constante e não consegue pôr para fora, saiba que está acontecendo um diálogo entre você e o seu mundo interior. Pode ter certeza, ele não erra: algo está errado! Você não se encaixou nesse serviço. Ali não é o seu lugar. Aquele não é seu amor. Tenha coragem: peça demissão, mude de ares, termine o seu namoro. Hoje, completo um ano, exato 365 dias sem um emprego convencional. Não estou querendo dar um ctrl + alt + del no mundo corporativo, longe disso. Afinal, aprendi demais naquele ambiente, conheci pessoas incríveis e tive a sorte de vivenciar histórias inesquecíveis. Eu apenas descobri o que realmente me faz bem. Não que eu estava infeliz, mas meu caminho não era por aquela estrada.

Obrigado por terem me arrancado da tomada, agora eu posso me ligar no que me dá luz. Conquistar o que a gente ama é libertador.

Pedro Gabriel nasceu em N’Djamena, capital do Chade, em 1984. Filho de pai suíço e mãe brasileira, chegou ao Brasil aos 12 anos — e até os 13 não formulava uma frase completa em português. A partir da dificuldade na adaptação à língua portuguesa, que lhe exigiu muita observação tanto dos sons quanto da grafia das palavras, Pedro desenvolveu talento e sensibilidade raros para brincar com as letras. É formado em publicidade e propaganda pela ESPM-RJ e autor de Eu me chamo Antônio Segundo – Eu me chamo Antônio e Ilustre Poesia.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

42 Respostas para “[eu fui demitido hoje no ano passado]

  1. Lindo texto, me sinto assim as vezes tb, gosto do que faço (trabalho com design gráfico) ás vezes me sinto meio presa, ainda tenho um emprego, mas sei que assim como a sua hora, um dia terei de encarar os fatos e seguir algo como: “Conquistar o que a gente ama é libertador.”

    ;D

  2. Adoro quando chega as terças feiras para ler os seus textos! Parabéns!

  3. Fantástico! O meu sentimento eh exatamente o mesmo!! “Obrigado por terem me arrancado da tomada, agora eu posso me ligar ao que me dá luz.”

  4. Adoro ler seus textos! Sigo no instaram, no facebook. Acho que isso acontece com varias pessoas, mas as coisas que você escreve se encaixam perfeitamente no que esta acontecendo comigo. Estou tentando criar coragem para fazer o que deve ser feito.

  5. Adorei. E me encaixei nesse trecho: ” Quando algo lhe incomoda ou quando você começa a sentir uma angústia constante e não consegue pôr para fora, saiba que está acontecendo um diálogo entre você e o seu mundo interior. Pode ter certeza, ele não erra: algo está errado!”

    Realmente, é assim que me sinto na maioria das vezes!

  6. Lindo texto!
    Eu estou exatamente nesse momento de diálogo com meu mundo interior, e na mesma dúvida entre pedir ou não demissão! Agora qe esse texto me encorajou! rsrs’ Obrigada Antônio, por todas suas palavras, sempre!

  7. “Quando algo lhe incomoda ou quando você começa a sentir uma angústia constante e não consegue pôr para fora, saiba que está acontecendo um diálogo entre você e o seu mundo interior. Pode ter certeza, ele não erra: algo está errado.” Eu precisa ler algo assim. Grata. Um bj.

  8. Perfeito! Pra mim uma das melhores colunas de todas que você já escreveu, meus Parabéns!
    Amei

  9. Falou tudo Pedro, o medo é importante termos mas não podemos deixar que nos trave de seguir.
    A coragem realmente é reconhecida quando é dada o primeiro passo. Muitas pessoas não entendem e até nos questionam do porque estamos fazendo aquilo e querem até nos impedir as vezes.
    Isso aconteceu comigo, e pra falar a verdade quando pensei vi que não se tratava do que as pessoas queriam pra mim e sim do que eu queria e como queria que ela se tornasse.
    Todos nós precisamos de um tempo, uma pausa. É essencial para que recomeçamos, mesmo
    Sendo de uma virgula ou até mesmo um ponto final.
    É importante nos fazer esta pergunta: “se estamos verdadeiramente felizes com aquilo que fazemos todos os dias!”
    Porque só temos uma chance para viver quem queremos ser de verdade.
    E não tenha medo de libertar, não somos treinados a ficar limitados atrás de uma mesa de escritório ou que seja para desempenhar funções das quais exigem em nossa carteira de trabalho. Aquilo muitas vezes só nos rotula e parecemos ser apenas o que a “embalagem” descreve.
    Orgulhosa de você Pedro, por fazer da tua coragem nossas inspirações.
    Todos os textos são maravilhosos, mas este ganhou uma estrelinha. Meu favorito.
    Sucesso sempre rapaz!
    Bjs

  10. Eu fui demitida há uma semana e é exatamente assim que me sinto 😉

  11. Esta é a teoria do capital humano.
    As pessoas são peças substituíveis na engrenagem de produção.

  12. Um dia eu chego lá também. #Inspirador.

  13. Uma excelente reflexão para um simples dia de terça-feira ♥

  14. parabéns pelas lindas palavras e pela ótima reflexão, seu trabalho é realmente sensacional. Assim como você, escrevo, e almejo um dia alcançar essa poesia que você transmite a cada texto. Não perco um.

  15. Então Pedro, nesse incrível texto pude constatar dentre tantas coisas interessantes, o poder que nós, seres humanos, temos com relação a qual caminho percorrer para alcançarmos nossos sonhos, ontem eu acordei com a sensação de estar desempenhando a profissão errada ao longo de ininterruptos 5 anos.E hoje no meu dia de folga recebi uma proposta de trabalho maravilhosa, eu acredito muito em Deus e no poder que nós seres humanos temos de tornar os nossos sonhos realidade.O segredo acredito eu, está em fazermos sempre o nosso melhor ao próximo, só vai colher coisas boas quem plantar coisas boas!!! Sou fã do seu trabalho e já comprei seu livro!!!

  16. Ultimamente aconteceu algo parecido na minha vida, foi muito importante recomeçar. Belas palavras, viajei no seu texto !

  17. Pedro, você é magnífico! ♥ Seus textos me fazer viver! Te acompanho desde sempre! Espero ansiosa por cada terça-feira! Ahh, faz um favor? Manda um beijo e um abraço para o Antônio, sou apaixonada por ele! *-*

  18. É incrível como você sempre sabe do que preciso, Parabéns Gabriel e por favor continue nos presenteando com esse seu maravilhoso ”trabalho”.

  19. Seus textos são excelentes… Fico encantada toda vez que leio aqui no blog e no instagram… Seu livro é muito bom! Além de ter me presenteado com ele e ser leitura obrigatória de tempos em tempos, presenteio minhas amigas também!

    Me identifiquei muito com seu texto. Uma demissão é sempre uma oportunidade de descobrirmos a nós mesmos!

    Sorte nossa de terem arrancado você da tomada… você merece um sucesso que vai além dos ambientes corporativos. Você é demaisss! Sucesso sempre!

    Bjs.

  20. “Obrigado por terem me arrancado da tomada, agora eu posso me ligar no que me dá luz. Conquistar o que a gente ama é libertador.”

    Sou super a favor da ideia de buscar a satisfação pessoal.
    Há 1 ano eu pedi demissão de um emprego que não me fazia feliz.
    Fui extremamente criticada e isso me deixou um pouco triste e até insegura.
    Mas desde então, cada dia que passa só me mostra que fiz a escolha certa.

    Amei seu texto! Parabéns!

  21. Amei seu texto se encaixou no meu momento, foi encorajador!!!!

  22. Pedro, mais uma vez, seu texto acabou me atingindo com as palavras que eu não conseguia buscar e nem pensar sozinha. Estou passando por um momento até um pouco parecido com o que você descreve, e, que engraçado, esse trecho tinha tudo o que eu precisava: “Quando algo lhe incomoda ou quando você começa a sentir uma angústia constante e não consegue pôr para fora, saiba que está acontecendo um diálogo entre você e o seu mundo interior. Pode ter certeza, ele não erra: algo está errado! Você não se encaixou nesse serviço. Ali não é o seu lugar. Aquele não é seu amor. Tenha coragem: peça demissão, mude de ares, termine o seu namoro.”

    Portanto, obrigada.

  23. Terminei um casamento a 7 anos atrás, vivia angustiada sabia que só eu amava naquele relacionamento, o desprezo me entristecia,mesmo amando muito resolvi não ser mais angustiada ,separei foi a melhor coisa da minha vida.Me libertei

  24. Muito interessante o seu texto.
    Realmente muitas vezes o que falta na gente é coragem.

    Sou sua fa desde o primeiro momento que vi sua pagina no face, estpu sempre compartilhando,e acredite é um sucesso.

  25. Pedro, admiro muito você e seu trabalho.
    Parabéns pelo sucesso!! Que você consiga alcançar sempre todos os seus objetivos?
    Seu trabalho é sensacional… ja comprei seu livro digital, te sigo no instagram e ja adicionei a página do blog nos meus favoritos? Ou seja, ja fiquei viciada em você! Hehehe 😉
    Abs,
    Gisele

  26. A coragem sempre esteve dentro de você, estava doidinha para sair! Que não se esconda mais.

    Incrível mil vezes.

  27. Maravilhoso Pedro! Meus parabéns! Amando tuas palavras cada vez mais, percebendo cada vez mais o que tenho vontade de fazer pelo resto da minha vida, espero um dia poder viver do que realmente me faz feliz!

  28. “Dá um frio imenso na gente, parece que um iceberg desperta sem avisar e que o mundo de repente congela. Mas acho que esse medo é a vida espantando o que nos acomoda, ou incomoda. E acho que esse frio é a coragem esfriando nossa incapacidade de agir. E acho que esse iceberg é só um imenso amigo que quer nos levar para um porto seguro. E é lá que a vida precisa recomeçar. ”
    Parece ate que você me conhece!

  29. PG, estou sentindo essa tal angustia! Não estou me encaixando onde trabalho, embora todos gostem de mim aqui, me sinto mal estando aqui! Se eu tivesse a coragem de sair daqui e descobrir novas portas, mas não tenho! Seu texto: sensacional.

  30. Jeito lindo, poético, de falar de algo tão comum hoje em dia. Gostei muito do texto. =)

    “Mas, uma coisa é certa, às vezes é bom reiniciar nossa vida e procurar uma nova configuração para os nossos sonhos e evitar assim um boot inesperado.”

  31. Perfeito!!! Me encaixei de novo. É incrível como você tem o poder de escrever exatamente o que a gente precisa ler. No meu caso só falta essa palavrinha: CORAGEM. Ah, e trocar de tomada e encontrar uma que acenda.

  32. O seu jeito de conversar e compreender o mundo através das palavras é absurdamente maravilhoso. Apesar de querer fazer parte desse universo, não sei se atingiria o auge de intimidade que você alcançou. Sou fã desde a primeira frase até esperar ansiosamente as publicações de terça. Incrivel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *