Notícias

MEDO EM AMARELO

15 / abril / 2014

Robert_William_Chambers

Na série True Detective, exibida no Brasil e nos Estados Unidos no início de 2014, dois detetives (Matthew McConaughey e Woody Harrelson) começam a investigar o assassinato macabro de uma prostituta e chegam a pistas de rituais que citam a cidade fictícia de Carcosa e o Rei Amarelo. A obra pop de Nic Pizzolatto foi apenas mais uma a se inspirar no clássico autor do terror fantástico Robert W. Chambers (1865 – 1933). O artista e escritor americano teve uma das carreiras literárias mais bem-sucedidas de seu tempo e ganhou notoriedade com O Rei de Amarelo, uma coletânea de contos góticos publicada em 1895. A obra tornou-se referência na literatura do gênero e influenciou nomes como H. P. Lovecraft, Neil Gaiman e Stephen King.

O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro — mais precisamente, a uma peça teatral fictícia — e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A peça “O Rei de Amarelo” nunca foi, de fato, apresentada, motivo pelo qual pouco se sabe sobre seu conteúdo. É certo apenas que seu texto, em dois atos, leva o leitor à loucura e condena sua alma à perdição, um risco que alguns aceitam correr, face à irresistível originalidade da obra: um misto de beleza e decadência. Em O Rei de Amarelo, Chambers aborda, de forma pioneira, a temática do medo do oculto, daquilo que não se conhece, tampouco se vê, mas que é tão terrível e assustador.

A edição da Intrínseca, por reconhecer que se trata de uma verdadeira obra-prima, respeita a seleção de contos feita pelo autor para a primeira edição do livro e conta, ainda, com introdução e notas do jornalista e escritor, especialista na obra de Chambers, Carlos Orsi.

Tags .

Comentários

5 Respostas para “MEDO EM AMARELO

  1. O Livro O Rei de Amarelo é muito bom , eu já comprei na Pré Venda da Livraria Cultura eu estou ansioso por ler este clássico da Literatura de Terror do Autor Robert W Chambers eu recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *