Notícias

CATORZE REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

14 / fevereiro / 2014

DavidAGus2011-1

O oncologista David B. Agus sugere em seu novo livro, Guia rápido para uma vida longa, 65 regras fáceis para evitar doenças crônicas comuns e viver com saúde por muitos anos.

Dessas regras, 14 estão ligadas ao consumo de alimentos e bebidas, relacionando o que faz bem, o que deve ser ingerido com moderação e o que deve ser riscado de nossas vidas. Contudo, segundo Agus, a regra mais importante é: “descubra o que funciona para você”.

Veja abaixo 14 regras relacionadas ao consumo de alimentos e bebidas em geral:

Coma comida de verdade

Com a exceção de frutas e legumes congelados, qualquer alimento que não venha com um rótulo ou uma tabela de informação nutricional provavelmente entrará na categoria “comida de verdade”. Quanto mais próximo da natureza o alimento estiver, mais saudável ele será!

Conheça o dono da mercearia

É importante conhecer quem entende do que você está comprando, seja ele o dono da mercearia, do hortifrúti ou do açougue. Se você se aliar a eles, é provável que acabe comendo alimentos de primeira e conquistando uma alta qualidade de vida.

Cultive um jardim

Ervas e temperos podem ser plantados em um pequeno espaço, então comece plantando salsa, manjericão ou hortelã. Com o tempo, elabore mais, plantando tomate, ervilha e alface. Essa é uma maneira interessante de ensinar aos filhos os princípios da saúde e da boa alimentação e mostrar a eles a aparência dos alimentos durante o cultivo.

Mantenha uma dieta que funcione para você

Você e seu corpo devem gostar do que comem. Não é necessário adotar uma dieta rígida demais, cujas restrições provavelmente o privariam de certos nutrientes. Coma de tudo, desde que prepare tudo do zero, com ingredientes de verdade e numa rotina regular.

Tome uma taça de vinho no jantar

Essa regra é válida somente para maiores de idade. Hoje é comprovado que o consumo moderado de álcool, especialmente de vinho tinto, pode reduzir o risco de problemas cardíacos. Porém, beber em excesso trará problemas de saúde. A medida ideal é uma taça por dia para as mulheres e duas, no máximo, para os homens.

Adote um hábito moderado de ingestão de cafeína

Há indícios de que o consumo moderado de cafeína oferece benefícios como: gerar mais energia e deixar as pessoas mais alertas e bem-humoradas. Nesse caso também não é permitido o exagero.

Coma mais de três porções de peixes de águas frias por semana

Peixes de águas frias — como salmão, sardinha, atum, truta, anchova, arenque, halibute, bacalhau, cavala e dourado — são excelentes fontes naturais de proteína de alta qualidade, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Abuse deles!

Coma, no mínimo, cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia

Há provas convincentes de que comer pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia pode ajudar a prevenir doenças crônicas e reduzir o risco de obesidade. Varie nas cores: é melhor comer um pimentão amarelo e um vermelho do que comer dois da mesma cor.

Sempre tome café da manhã

Depois de passar uma noite em jejum, o corpo precisa se alimentar. Comer bem pela manhã ajuda a queimar mais calorias e dá ao cérebro um impulso fundamental, aumentando a produtividade e a criatividade pelo resto do dia.

Não se renda a ingredientes ruins e dietas da moda

Gorduras trans, conservantes, adoçantes artificiais, suco de fruta concentrado, sódio em excesso e muitos outros exemplos se encontram na categoria dos “ingredientes ruins”. Não há problema em consumi-los, desde que seja de forma moderada. Existem dietas que sugerem suplementos desintoxicantes ou limpezas do fígado, mas elas sempre devem ser questionadas, pois a maioria não possui base científica. Algumas dietas podem até ser úteis, principalmente as que incentivam o consumo de alimentos de melhor qualidade e ensinam princípios nutricionais e de controle de porções.

Não faça desintoxicações

Nosso corpo foi projetado para eliminar toxinas naturalmente. Ou seja, não é preciso tomar medidas drásticas, e às vezes perigosas, para desintoxicar o corpo. Antes de cogitar embarcar nisso, o ideal é procurar estudos que comprovem sua eficácia. Enquanto isso, não é aconselhável fazer experiências no próprio corpo.

Não tome sucos processados

O suco produzido por um liquidificador não é um alimento de verdade — é processado, pois a fibra dos fitonutrientes foi removida. Os nutrientes de frutas e hortaliças não serão preservados totalmente se jogarmos tudo no liquidificador.

Não coma mais de três porções de carne vermelha e/ou processada por semana

O consumo de carne processada e o exagero na ingestão de carne vermelha podem aumentar o risco de doenças. É importante que esses alimentos sejam consumidos com moderação.

Não ingira vitaminas e suplementos em grandes quantidades

Os estudos sobre o consumo de suplementos vitamínicos comprovam o aumento do risco de doenças como o câncer, além de trazer poucos benefícios à saúde. O ideal é não esperar que um comprimido ou um alimento embalado satisfaça as necessidades nutricionais do nosso corpo da mesma forma que alimentos de verdade.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *