Bastidores, Notícias

Saia do escritório! Bastidores da 2ª Turnê Intrínseca

4 / julho / 2013

Equipe Intrínseca

“Saia do escritório.” Da próxima vez que me perguntarem como fazer uma campanha de marketing – de livro ou de qualquer outra coisa – responderei só isso: “Saia do escritório.” Parece óbvio, e é, mas a verdade é que ninguém faz. Até o ano passado eu também não fazia e não sabia quanto essa saída podia mudar a forma como vemos, percebemos e tratamos as ações de divulgação e as pessoas em cada cidade.

Não testemunhava os fãs de A hospedeira (não é Crepúsculo, atenção!) gritarem ao verem qualquer pedaço do livro no vídeo em Natal; não sabia quantos semideuses dedicados existiam em Manaus; não lembrava como os fãs de Salvador são intensos; não tinha ideia de que todos em Cuiabá são apaixonados pela Emma Watson e consequentemente pelo Bling Ring; não dimensionava a comoção que A culpa é das estrelas causou em todo o Brasil. Tinha, talvez, uma vaga noção de tudo isso, mas não, não conhecia, não sabia, não lembrava. Surpreender-me com todas as descobertas, perceber as características de cada local e os desdobramentos de nossa visita foi um aprendizado incrível, principalmente para quem trabalha com marketing.

Quem foi na Turnê sabe que para mim os livros se dividem em três categorias: aqueles que a gente lê, gosta e coloca na estante. Outros que a gente lê e indica: “Acho que isso vai ser legal para você.” E ainda há os que a gente lê e que fazem tudo parar: são livros que mudam a nossa história. Um exemplo desse tipo de livro é o Extraordinário, de R. J. Palacio. Uma amiga inclusive um dia comentou: “Helô, então livro para você é tipo gente, né?” “ É, é tipo gente.”

Gente que faz a gente pensar fora da caixinha. Gente tão diferente mas com o mesmo brilho nos olhos. Gente com vontade de conhecer novos títulos e revisitar antigos. Gente que foi na 1a Turnê e voltou. Gente que chamou os amigos. Gente que levou o namorado que não lia e que acabou saindo de lá com livro. Gente que levou o Banguela. Gente que tira dúvida e foto ao mesmo tempo. Gente que só quer um abraço. Gente que pergunta se tem vaga para trabalhar na editora. Gente que suspira quando o Culpinha aparece. Gente que fala como sua história mudou depois de ler Rick Riordan. Gente que se sente parte da editora e que deve mesmo se sentir parte, porque cada leitor muda não só a história da Intrínseca, mas muda também a de quem trabalha aqui.

Agradeço novamente a todos que foram, voltaram, indicaram e participaram dos eventos de braços abertos: Brasília, Cuiabá, Recife, Natal, Manaus, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os fãs é que fazem a Turnê Intrínseca. As novidades e os brindes são selecionados e feitos para os fãs. Mas eu também volto com a bolsa cheia para casa: de novidades, de vontade e principalmente de ânimo para pensar, desenvolver novas ideias e projetos bacanas de divulgação para os livros tão queridos e aguardados por vocês. Mais uma vez: obrigada. 🙂
Heloiza Daou

Foto:Melina souza

É comum, no mercado editorial, ouvirmos o clichê de que só os moradores do Rio e de São Paulo leem e acompanham os lançamentos, e que o que acontece em outros locais é irrelevante. Quem diz isso não tem ideia de como está enganado. O que começou com um projeto piloto em 2012 cresceu, amadureceu e se tornou um enorme sucesso, alcançando um público imenso. A recém-encerrada Turnê Intrínseca deste ano foi, realmente, um aprendizado e tanto para mim e, tenho certeza, para toda equipe de marketing da Intrínseca.

Depois de dois meses de viagens, voltei para casa com uma sensação única e uma experiência incrível na bagagem. Sair da toca, do escritório, e conhecer pessoas de lugares tão distantes devia ser obrigação para qualquer profissional de marketing. Não existe nada mais extraordinário do que o contato com tantas pessoas empolgadas e unidas pelo amor aos livros. Tenho certeza de que o sucesso do evento é consequência do enorme carinho, dedicação e respeito que temos por nosso trabalho e, claro, por nossos leitores.

Das 14 cidades por onde a Turnê passou, eu estive em seis: Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Jamais vou esquecer a incrível participação e a empolgação de cada um com as novidades que fomos apresentar. De nossa parte, tenham certeza, estaremos nos próximos anos buscando sempre levar a Turnê a um público ainda maior e aprofundar cada vez mais nosso relacionamento com os fãs tão presentes da Intrínseca.
Carolina Nunes

“Um evento de editora sem a participação de um autor?” Essa pergunta talvez tenha sido a mais repetida no primeiro ano da Turnê. E agora, depois de fecharmos a segunda edição com 14 cidades, 8 semanas e com a presença de mais de 2.500 pessoas, podemos responder com a segurança de quem sabe exatamente o que está fazendo: Sim!

A Turnê Intrínseca cresceu e abriu ainda mais o canal de comunicação entre leitores e editora. Antes das viagens, foram semanas de trabalho intenso dentro do escritório, recompensadas em cada livraria, de cada cidade.

Nunca conseguirei agradecer o suficiente àqueles que vieram de longe para participar do evento, aos que driblaram greves de ônibus, manifestações e filas e, também, aos que não puderam ir, mas mandaram mensagens desejando sorte. Foi a primeira vez que vi leitores vibrarem e se envolverem de forma tão calorosa, mostrando que também se sentem parte disso tudo.

Depois da apresentação, das perguntas e dos sorteios, vieram os encontros e reencontros. Todos que passaram pela minha vida nesses anos de mercado editorial e que eu nunca mais tinha visto e outros tantos que eu conheci. Para mim, esses foram os momentos mais emocionantes: um encontro de pessoas (e por que não amigos?) completamente apaixonadas por livros.

A Intrínseca completa 10 anos este ano e todos vocês estão convidados a continuar comemorando com a gente, okay? <3

Próxima parada: Bienal do Livro!
Luiza Lewkowicz

Comentários

21 Respostas para “Saia do escritório! Bastidores da 2ª Turnê Intrínseca

  1. Espero ansiosa que o ano que vem o ES também entre na rota da Turnê Intrinseca!! Somos pequeninhos, mas com o coração enorme!!E amamos os livros e vcs!!

  2. Muitíssimo legal vocês fazerem a Turnê, que fico feliz que tenha sido um sucesso (e que ano que vem será ainda maior, e eu estarei de novo, com certeza!), mas ainda mais legal é ouvir o feedback da equipe sobre como foi ter o contato com pessoas de lugares tão distantes e diferentes. Parabéns à editora, por apoiar uma ideia tão genial quanto esta, de divulgar os livros e ir de encontro aos seus leitores, e principalmente às meninas criadoras e organizadoras deste projeto. Sintam-se honradas, pois o mérito é de vocês que construíram tudo isso. E tenham certeza que este evento faz muita gente muito, muito feliz (eu entro nessa lista!)
    Beijos e abraços 🙂

  3. Fui na turnê que aconteceu em Florianópolis/SC e fui seguindo o evento pelos blogs que foram nos eventos de outras cidades e a emoção foi inexplicável… Cada um “guardou” uma lembrança bacana desse evento e eu, particularmente, não vejo a hora de chegar 2013 para ir na 3ª Turnê Intrínseca!

  4. Legal, pena que eu não pude ir,e já que vocês sabem que tem leitores nas grandes capitais, então também tem leitores no interior, espero que ano que vem vocês visitem essas cidades como a minha, Vitória da Conquista-BA

  5. Ai, meu Deus! Olha eu aí na foto, foi a primeira turnê que eu participei e eu espero ansiosamente pela do ano que vem. Não é necessário ter o autor do livro para que se possa fazer um evento assim. Só é preciso leitores apaixonados.

  6. Eu amei a Turnê aqui em Recife. Incrível a oportunidade de encontrar leitores apaixonados e de sabermos sobre os próximos lançamentos de vocês. Não tinha ido à primeira, e não sabia que ia ser tão bom. Se foi bom pra mim, imagina pra vocês que viajaram pros quatro cantos do país e viram tudo isso multiplicado!
    Façam mais vezes, sempre!
    Beijos.

  7. OLHA EU ALI NA FRENTE, com a camisa do “A culpa é das estrelas”!!! Amei muito o evento e graças a ele descobri livros muito legais como “O fim de todos nós e “Extraordinário”. Amei os brindes e já confirmo minha presença pra do ano que vem e pra Bienal… caso passe onde eu moro!

  8. aaahh! Amei a turnê aqui em Manaus, foi muito legal mesmo… Amei conhecer “Extraordinário”, “A culpa É das estrelas” e “O teorema de Katherine”. rsrsrs
    Espero ansiosamente a Turnê do ano que vem…

  9. Muito legal, mas vocês podiam fazer também nas cidades do interior, seria maravilhoso ter aqui em Imperatriz-MA!!!!

  10. Também espero que no próximo ano o ES esteja na rota da Turnê Intrínseca. Tenho certeza de que será um sucesso por aqui, como já disseram somos pequenos mas temos o coração enormeeeeeeeeee! Rs* E amamos a Intrínseca.

  11. Adorei a turnê. Uma forma de aproximar nós leitores da editora e realmente uma campanha de marketing sem igual.
    Achei lindo poder conhecer como é na editora.
    Sai querendo comprar “trocentos” livros e com vontade de trabalhar aí!
    Aguardo a edição do ano que vem. E junto levarei os amigos que também são apaixonados por ler.

  12. Se teve algum evento aqui em Campinas eu perdi por falta de divulgação! Mas se não teve ainda, já digo que pretendo ir nos próximos, pois adoro esses brindes e sou leitora voraz por ter feito letras. Me interesso muito pelo universo dos livros! Objetos de culto e de desejo!

  13. Nossa, adorei a turnê! Adorei a forma como a Helô conduziu a nossa conversa e de como tudo pareceu muito íntimo e amigável… Nunca imaginava que existem tantas pessoas como eu no mundo… kkk.
    Adorei! Voltem pra BSB ano que vem.

  14. Poxa, nem fiquei sabendo quando passou por Manaus. Mas espero ansiosa pela próxima.

  15. A turnê realmente foi Ótima *–*’ Só li Extraordinário devido a Heloísa falar com uma paixão pelo livro que me fez comprá-lo no dia seguinte, devorá-lo e ver que o que ela falou não era só pra vender mais livro. Realmente Extraordinário é um livro perfeito da primeira a última pagina…
    “Gente que pergunta se tem vaga para trabalhar na editora.” Eu sei de onde foi essa “Gente” que perguntou isso (galerinha de Natal sentada no chão :P) kkkk, Ainda estamos abertos pra trabalhar na editora. Não somente trabalhar em si mas, como leitores, dando ideias, e nos apaixonando sempre pelo novo romance lançado pela Intrínseca. HAHAHAHA.. Por que não há nada melhor do que um bom livro. E a Intrínseca, como ninguém, publica os melhores..
    Falo uma coisa: estou ansiosa pela 3ª Turnê, que ela venha logo!
    Xoxo ;*’

  16. Ah, adorei cada pedacinho da turnê! Eu e minha mãe vamos sempre que tiver, inclusive na bienal! Muito obrigada por essa iniciativa que além de mostrar o trabalho de vocês, ainda me fez conhecer uma livraria maravilhosa aqui no Rio que eu não fazia ideia de que existia rs. Muito, muito, muito obrigada!

  17. Adorei participar desse evento, espero ansiosíssima pelo próximo. Por favor, não deixem Natal de fora dessa.

  18. Adorei o evento! E quando vocês vieram em Cuiabá/MT foi justamente o domingo das mães, não pensei duas vezes e carreguei a minha mãe junto! Hahaha.
    Quando vocês pretendem fazer uma 3ª Turnê? *-* Eu quero ir novamente ♥ Ah, venham em Cuiabá de novo! Haha
    Vocês não sabem o quão fantástico é ter contato com uma Editora que lança livros magníficos e que, particularmente, sou muito fã! Tenho certeza de que ano que vem terá o dobro de leitores no evento, bom, pelo menos a minha presença já é garantida! 😀
    Um beijo bem carinhoso e um abraço bem forte à toda equipe Intrínseca. <333

  19. Espero que ano que vem vcs passem por Mossoró-RN

  20. Achei fantástico este trabalho que a editora está fazendo e acho que eu me encaixo neste grupo que gostaria de trabalhar na editora.
    Adorei o evento, a Helô fez eu me apaixonar mais pelos livros da editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *