Bastidores

Como está a produção de alguns dos títulos mais aguardados de 2012

2 / dezembro / 2011

 

Além do lançamento do primeiro livro nacional da Intrínseca, o ano de 2012 prevê um crescimento de 20% da quantidade de títulos publicados. Se em 2011 a editora lançou 50 obras, o primeiro semestre do ano que se avizinha já contabiliza 34 lançamentos previstos. Entre os mais aguardados estão A visita cruel do tempo (A Visit from the Goon Squad)romance que rendeu a Jennifer Egan o Pulitzer de ficção em 2011, e livros infantojuvenis de grande sucesso, como O filho de Netuno, segundo volume da série Os heróis do Olimpo, do ex-professor de história Rick Riordan.

Direto do front, preparamos uma incursão à produção de alguns desses livros. Além de saciar a curiosidade dos leitores a respeito das datas de publicação, explicaremos cada uma das etapas do ciclo de produção, oferecendo um panorama de como um livro é feito. (Veja a galeria de fotos.)

Aguardado ansiosamente por milhares de fãs brasileiros, O filho de Netuno narra as aventuras dos semideuses Jason, Piper e Leo no Acampamento Meio-Sangue e retoma a grande questão de O herói perdido: o que aconteceu com Percy Jackson? Com lançamento marcado para a primeira quinzena de maio, o livro está em tradução, fase que costuma despertar a curiosidade dos leitores mais apaixonados. Momento fundamental durante o processo de publicação de um livro estrangeiro, a tradução de qualquer idioma para o português é encomendada a um tradutor escolhido de acordo com o perfil do livro e realizada sob a orientação do editor. Após a tradução, a obra segue para preparação, em que é feita a revisão da tradução, frase a frase, com o original estrangeiro ao lado. Essa etapa é essencial para evitar que o texto fique truncado, com frases ou expressões muito literais, o chamado tradutês.

Um dos títulos mais concorridos da Feira de Frankfurt do ano passado, O circo da noite (The Night Circus), de Erin Morgenstern, ganhará sua edição nacional em março. A história sobre dois aprendizes de mágico, ambientada no final do século XIX, está na preparação interna, em que todo texto é relido e adequado ao padrão da editora. Nesse período, também são definidos o projeto para a capa e o título. Igualmente em preparação está Delirium, de Lauren Oliver, primeiro livro de uma trilogia. Com o lançamento previsto para a primeira quinzena de marçoDelirium apresenta uma sociedade em que o amor, considerado uma doença, foi erradicado, e todos os cidadãos são curados ao completar 18 anos. Depois dessa fase, essas duas obras serão diagramadas e seguirão para a primeira e a segunda revisões (geralmente são necessárias duas para corrigir erros de ortografia e de gramática). Daí, os livros irão para a fase de fechamento.

Ganhador do Prêmio Pulitzer de ficção de 2011, A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan, trata das questões do tempo por meio das memórias de um punk e de sua assistente pessoal. Com lançamento previsto para a segunda quinzena de janeiro, o título está em fechamento. Nesse estágio ocorre a conferência dos últimos detalhes, como a numeração de páginas e o sumário, além da verificação do texto com um corretor ortográfico para encontrar os eventuais erros que possam ter escapado aos olhos humanos. Silêncio, o terceiro livro da série Hush, Hush, de Becca Fitzpatrick, também está em etapa de fechamento. O penúltimo volume da história de amor entre a jovem Nora Grey e o anjo rebelde Patch será publicado na primeira quinzena de janeiro. Após o fechamento, os livros serão, enfim, enviados para a impressão.

Comentários

48 Respostas para “Como está a produção de alguns dos títulos mais aguardados de 2012

  1. Só livro bomba né? ameiiiiii.. ansiosa para ler cada um *-*
    e parabéns pela primeira publicação de livro nacional o/

  2. tive a oportunidade de ler Delirium e to com o The Son of Neptune já em casa na fila rsrs, muito bons os títulos, vou reler quando forem lançados aqui!! parabéns pelo ano de ótimos títulos que foi 2011 e que em 2012 continue crescendo e melhor sempre!

  3. Gostaria de parabénizá-los pelas excelentes revisões e traduções. Depois de ler tantos livros com gravíssimos erros na revisão fico feliz de ver uma editora comprometida com a revisão e o leitor. Continuem com o bom trabalho!

  4. Estou louca para ler O Filho de Netuno. Atualmente estou lendo Trono de Fogo, porém os Kane não têm o mesmo carisma que a turma do Acampamento Meio Sangue… rsrs

  5. Eu estou louca pra ler The Night Circus. Delirium é lindo, eu amei, e com ctz vou ter uma cópia nacional!

  6. muito boa.
    e sobre Lionel Shriver, alguma novidade para 2012, além do aguardado filme Precisamos Falar Sobre o Kevin?

  7. Aaaaaaaaah to louca pra ler O Filho de Netunoooooo! *—–*

  8. Super ansioso pra ler O Filho de Netuno… O Herói Perdido despertou uma vontade ainda mais insustentável por ler em um garoto que já era extremamente viciado… E se o Heróis do Olimpo 2 estiver sendo traduzido por Debóra Isidoro já estou satisfeito com o trabalho, mesmo antes de qualquer revelação de trecho nacionais… Intrínseca é foda…… :p

  9. Acho essa preocupação com o leitor tão maravilhosa! Obrigada pelo excelente trabalho, Intrínseca.
    E autor nacional! Isso é ótimo. Que venham muitos outros!

    A visita cruel do tempo me deixou super curiosa, tomara que seja mesmo muito bom. A capa nacional vai ser assim tão linda quanto a original? 😀

  10. OMFG. SILEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENCE <333333333333333333
    OMFG. JANEIRO CHEGA LOGO *O*
    aaain,ain Deus *-*

  11. Estou Louca para ler SILENCE!!!!! 2012 Chega Logo!!!!!

  12. mas sério… POR QUE vocês não lançam livros em hardcover? meu sonho ter T————–T
    Bem que podiam começar com Crepúsculo já que foi um livro super vendido e tal… ;/
    por favor pensem bem t–t

  13. Amei! Parabéns!
    Eu estou superanimada com Silêncio! Amo a série!
    Será que vai ter algum evento de lançamento? Espero que tenha, aberto ao público, em São Paulo.
    De qualquer forma, adorei a notícia!

  14. Estou aguardando ansiosa pela publicação de “O filho de Netuno”. Mas gostaria de saber se não vai ser lançada a continuação de “As crônicas dos Kane”…

  15. Pena que ainda não lançou “A ascensão dos nove” nem nos EUA! Amo “Os Legados de Lorien”!

  16. Estou Louca para ler SILENCE!!!!! 2012 Chega Logo!!!!! [2]

  17. O Filho de Netuno na primeira quinzena de MAIO?? Querem me matar de ansiedade.. só pode.. e.e tá mt longe ainda gente y.y

  18. Nossa, amei saber das novidades para 2012, as capas estão lindas… silence, espero ansiosamente 😉
    Bom trabalho ;*

  19. Caramba Delirium tá chegando! Por favor mantenham essa capa junto com a jacket (acho q é esse o nome). Essa capa é demais! Vcs da Intrínseca são incriveis!

  20. Pelo que sei, o último das Crônicas dos Kane só vai ser lançado em inglês em maio.

  21. Aguardando ansiosamente o Filho de Neturno!

  22. Intrínseca, não dá para acelerar o lançamento do “O Filho de Netuno” pelo menos pra março? Não aguento mais esperar. 🙁

  23. O Filho de Netuno em maio!!!!! Estou surtando, tendo uma síncope, um troço, MAIO CHEGA LOGOOOO!!!

  24. Vocês vão manter o mapa em O Filho de Netuno? O livro é ótimo, eu já li em Inglês, agora quero ele em português 😀

  25. EU E MEU IRMÃO ESTAMOS LOUCOS PARA OS NOVOS LIVROS QUE VIRÃO EM 2012 E MAIS LOUCOS AINDA PARA CHEGAR MAIO E GANHAR O LIVRO O FILHO DO NETUNO.VALEU INTRÍSECA POR SEU DESEMPENHO E TRADUÇÕES.QUERO SOBREVIVER ATÉ MAIO.QUE DEMAIS!!!!!!!!!!

  26. Lancem logo ‘O filho de Netuno’! Por favor, estou louco de ansiedade.

  27. lol Estou muito entusiasmado com o livro Son of The Netune, gostaria de saber se ele virá com capa dura ou capa normal como os outros livros da serie (o que é bem provável). Também gostaria de saber se virá algum pôster da capa, pois eu gostaria muito… =D Ficaria grato se respondessem.

  28. O livro ‘O filho de Netuno’ é melhor do que o primeiro!

  29. Quero muito ler Delirium, espero que capa seja igual, que abre e toda linda por fora, quero ler também O Filho de Netuno e Silêncio, esperando eles chegarem!

  30. Quase tendo um filho colorido de tanto esperar… O FILHO DE NETUNO só em maio, oh my god….

  31. Louca pra maio chegar por causa de O Filho de Netuno! Pena que está tão lonnngeeeee!

  32. COMECEI A LER A SÉRIE POR CAUSA DO FILME E NÃO PAREI MAIS. VCS AÍ NO BRASIL TÊM SORTE! DEPOIS QUE O LIVRO FOR LANÇADO AÍ, AINDA TENHO QUE ESPERAR 40 DIAS PARA CHEGAR AQUI NO JAPÃO!

  33. Eu li toda a saga Percy Jacson e os Olimpianos [muito bom], li o primeiro livro da nova saga e achei superinteresante o acampamento e o Percy terem desaparecido. Parabéns, Rick Riordan!

  34. Hoje eu estou lendo ‘Trono de fogo’, mas estou ansioso para ler ‘O filho de Netuno’… E gostaria de parabenizar a editora por seu comprometimento com a revisão.

  35. Eu quero muito mesmo ler ‘O filho de Netuno’. Lança em maio, né? Tomara que seja tão bom ou melhor que ‘O herói pedido’.

  36. Doido para ler O filho de Netuno, maio venha logo!

  37. O filho de Netuno é demais! Já li e amei. Agora estou louquinha para o próximo e acho que vou começar a ler Percy de novo… Percy desmemoriado, tadinho. Amooooo ele e espero que nos próximos livros o titio Rick resolva colocar meu deus grego preferido, Eros (o deus do amor), simpático e lindo… Parabéns a todos que estão trabalhando na tradução e também ao Rick Riordan!

  38. Acabei de ler “O herói perdido” e estou louco para comprar o livro 2.
    Sabem quando o livro 3 será lançado aqui no Brasil? Espero que saia logo, pesquisei na net e fiquei sabendo que o nome será A Marca de Atena, confirmado mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *