A arte do descaso

Cristina Tardáguila

A história do maior roubo a museu do Brasil

Em pleno Carnaval, quatro homens invadiram o Museu da Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, e roubaram cinco obras de arte: um Dalí, um Matisse, um Monet e dois Picassos, cujo valor estimado, na época, ultrapassava 10 milhões de dólares. Naquela tarde de 24 de fevereiro de 2006, os ladrões, de posse de uma granada, renderam os três seguranças, desligaram o sistema de câmeras de vigilância e fizeram nove reféns. Um dos invasores subiu em um móvel histórico para, com uma faca, cortar os fios de náilon que seguravam um dos quadros. Meia hora depois, saíram pela mata para nunca mais serem vistos. Até hoje se trata do maior roubo de arte do Brasil e do oitavo do mundo.

Decidida a desvendar o mistério, a jornalista Cristina Tardáguila chegou a se colocar em situações de risco a fim de encontrar respostas. Em sua jornada, ela viajou para a Europa e mergulhou no mundo obscuro dos crimes de arte. A partir de meticulosa apuração dos eventos, muito maior do que a da própria polícia, a autora produziu uma narrativa vibrante, cheia de reviravoltas dignas de um thriller, construída apenas com fatos.

Leia mais no Blog »

Quem é o autor ?

Mostre que você entende de arte. Tente acertar quem são os autores das pinturas abaixo.

Marine, anos 1880

Correto! Monet

O óleo sobre tela Marine (91cm x 65cm), de Monet, pintado nos anos 1880, valia 2 milhões de dólares quando foi roubado. Devido a seu tamanho e a seu peso, era considerado de difícil manuseio pelos funcionários.

Marine não é uma obra simples, do ponto de vista estético. No litoral montanhoso e inabitado que retrata, nada de azul, cinza ou branco, mas sim um inusitado verde recobrindo a paisagem.

Errado!

Le jardin du Luxembourg , 1905

Correto! Matisse

A tela Le jardin du Luxembourg (40,5cm x 32cm), óleo pintado por Matisse em 1905, ficava na biblioteca e era uma das queridinhas do colecionador.

No local foram encontradas marcas que fizeram supor que uma colher tenha servido para deslocar a pintura. Ao ser arrancada, deve ter caído sobre uma cômoda logo abaixo, que ficou com resíduos de moldura.

Errado!

Les deux balcons, 1929

Correto! Dalí

O óleo sobre madeira Les deux balcons (34,5cm x 23,5cm) foi pintado por Salvador Dalí em 1929, quando ele tinha apenas 25 anos, e adquirido por Castro Maya em 1949.

Valia 3 milhões de dólares e era uma das peças mais caras da coleção. Na imagem, as duas metades, que parecem idênticas, se opõem: enquanto o homem da esquerda mostra disposição de sair de casa, o que está à direita passa a sensação de querer se proteger em sua residência.

Errado!

La danse, 1956

Correto! Picasso

La danse (1,0m x 81cm), óleo sobre tela pintado por Picasso em 1956, foi comprado por Castro Maya três anos depois, em Paris, e colocado em sua biblioteca. Foi a maior peça levada da Chácara do Céu em 2006.

Quando foi roubada, La danse valia 2 milhões de dólares e era a única pintura de Picasso exposta numa coleção pública brasileira.

Errado!